Notícias

30 sinais que indicam que é hora de manter o Bitcoin

Desde já, uma boa notícia para quem investe em Bitcoin: os 30 indicadores de topo monitorados pela Coinglass indicam que ainda não chegou o momento de desinvestir. Isso é significativo, especialmente para quem busca entender melhor o ciclo atual do mercado.

Esses indicadores incluem ferramentas bem conhecidas, como o MVRV Z-Score, o Múltiplo de Puell, a dominância do Bitcoin e o famoso gráfico do arco-íris. Mas há também aqueles menos mencionados, como o Bitcoin Macro Oscillator (BMO) e o Crypto Bitcoin Bull Run Index (CBBI). Embora nenhum deles seja infalível, eles oferecem uma visão que pode ajudar investidores a tomarem decisões mais embasadas.

Indicadores apontam que Bitcoin ainda não chegou ao topo

Dentre esses indicadores, alguns já estão se aproximando de suas marcas, como a Oferta dos Detentores de Longo Prazo de Bitcoin, que está em 15,57 milhões de bitcoins. Para que isso sinalize venda, esse número precisaria cair abaixo de 13,5 milhões. Outra métrica interessante é a dominância do Bitcoin, atualmente em 57,3%, ainda distante do 65% necessário.

Por outro lado, existem indicadores que ainda estão longe de seus limites, como o Bitcoin RHODL Ratio e o Bitcoin Bubble Index. Esses dados formam um conjunto que permite avaliar, a partir de diferentes ângulos, se o Bitcoin realmente atingiu seu pico. A ideia é que quanto maior a probabilidade de os sinais se confirmarem, maior a chance de esse realmente ser o topo.

Alguns indicadores têm um histórico de acerto em identificar os picos. O Múltiplo de Puell, por exemplo, foi preciso nos anos de 2013 e 2017, mas perdeu a mão em 2021. Já o MVRV Z-Score aponta sinal de venda quando ultrapassa o valor de 5.

Outro com resultados impressionantes é o Crypto Bull Run Index (CBBI). Este indicador analisa diversas métricas em tempo real e gera uma “Pontuação de Confiança” que ajuda investidores a perceberem se estão se aproximando de um pico ou fundo no mercado.

Recentemente, surgiu um novo indicador: os Dias de Saídas Líquidas de ETF de Bitcoin. Esse nome bem direto nos diz que ele analisa o fluxo de ETFs de Bitcoin. Para que seja um sinal de venda, seriam necessários 10 dias consecutivos de saídas — algo que ainda não ocorreu desde a criação desses fundos em janeiro de 2024.

Além disso, vale lembrar que muitos desses indicadores são úteis não só em um cenário de alta, mas também em um mercado de baixa, ajudando a identificar o melhor momento para novos investimentos.

Como saber mais sobre cada indicador?

Se você ficou curioso para saber mais sobre esses indicadores, a página da Coinglass chamada “Indicadores de Pico de Mercado de Alta — Venda no Topo” é o lugar ideal. Lá você encontra dados históricos de quase todos os 30 indicadores mencionados.

É interessante notar que o site oferece uma análise da precisão de cada um deles em ciclos passados como 2013, 2017 e 2021, além de uma breve descrição de como cada ferramenta funciona. Embora esses dados sejam úteis na hora de entender o comportamento do mercado, lembre-se de que eles não são uma solução mágica, mas sim um apoio na sua jornada como investidor.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo