PIX sem banco: brasileiros agora podem usar stablecoins
Agora, os brasileiros têm mais uma opção para realizar transferências: o PIX com stablecoins! Essa novidade chegou por meio da Bitget Wallet, que firmou uma parceria com a empresa local Aeon para integrar essa tecnologia inovadora.
Com isso, você pode escanear um QR Code do PIX e pagar utilizando USDT ou USDC, usando blockchains como BNB, Ethereum, Solana, Tron, Ton e Base. E a melhor parte? O comerciante ou recebedor continuará recebendo em reais, sem a necessidade de entender ou lidar com criptomoedas. É uma forma de trazer mais liberdade aos usuários, que agora podem usar stablecoins no dia a dia sem depender de contas bancárias.
Segundo Jamie Elkaleh, CMO da Bitget Wallet, o foco é conectar ativos digitais ao sistema de pagamentos mais popular do Brasil, fazendo com que usar criptomoedas seja bem mais fácil.
Vale lembrar que, em agosto, a Bitget já havia lançado um cartão cripto sem taxas, aceito em mais de 150 milhões de estabelecimentos que fazem parte da rede Mastercard. É um ótimo sinal do crescimento e popularização do uso de criptomoedas como meio de pagamento no Brasil.
PIX sem banco e novas funções em 2025
Enquanto a Bitget trabalha para expandir a sua tecnologia, o Banco Central também está movimentando algumas novidades para o PIX. Uma das funções previstas é o PIX Parcelado, que deve ser lançado em setembro. Essa opção permitirá que os consumidores façam compras parceladas diretamente pelo sistema, enquanto os vendedores recebem o pagamento na hora.
Outra funcionalidade interessante que está a caminho é o PIX em garantia. Essa será uma alternativa para empresas que desejam usar recebíveis futuros como colateral em operações de crédito, um modo de facilitar e baratear o financiamento. Porém, esse recurso só deve estar disponível a partir de 2026.
Em outubro de 2025, o Banco Central também disponibilizará um autoatendimento para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), permitindo que os usuários façam pedidos de devolução por conta de fraudes diretamente pelo aplicativo do banco.
E não para por aí! Já está em vigor uma diferenciação visual nos comprovantes de transações, especialmente para as agendadas e as concluídas, com o objetivo de combater golpes que utilizam comprovantes falsificados.
Com todas essas inovações, fica claro que o cenário dos pagamentos digitais no Brasil está ficando cada vez mais dinâmico e acessível, trazendo mais praticidade e segurança para o dia a dia das pessoas.