Ebanx apresenta nova linha de produtos com stablecoins e IA
O EBANX, famoso por facilitar pagamentos online, trouxe uma novidade empolgante: agora vai aceitar stablecoins, como USDC e USDT, como forma de pagamento. Essa informação foi anunciada durante o EBANX Payments Summit e promete mudar a forma como as empresas operam no Brasil e em mercados emergentes.
Eduardo de Abreu, Vice-Presidente de Produto do EBANX, comentou que essa inclusão combina a rapidez da tecnologia blockchain com a praticidade do sistema financeiro tradicional. Isso facilita o acesso de empresas globais a novos mercados, com processos de liquidação mais simples e sem as barreiras que costumavam existir. Isso significa que serviços como Spotify, AirBnb, AliExpress, e outros, poderão oferecer mais opções para seus clientes no Brasil.
As stablecoins estão se destacando como um método de pagamento global, especialmente em economias emergentes, onde sua aceitação cresce a passos largos. Um exemplo disso é a América Latina, onde 71% das instituições financeiras já utilizam essas moedas digitais para pagamentos internacionais. Para se ter uma ideia, no Brasil, as transações locais com stablecoins aumentaram 208% em um ano. A Argentina também tem se volatizado na adoção delas: lá, as stablecoins já representam 62% do volume total de transações, ajudando tanto consumidores quanto empresas a lidarem com a instabilidade das moedas tradicionais.
Um estudo da FXC Intelligence mostra que o mercado potencial para pagamentos transfronteiriços usando stablecoins pode chegar a impressionantes USD 24 trilhões em economias em crescimento. O portfólio do EBANX agora fica ainda mais robusto com essa nova adição, que já conta com mais de 200 métodos de pagamento. Empresas podem escolher entre receber em USDC, USDT, dólares americanos, euros e até em suas próprias moedas locais, tudo isso com liquidações rápidas e dentro das normas regulatórias.
Outras Inovações
Durante o Summit, o EBANX também apresentou três novas ferramentas de inteligência artificial que visam elevar as taxas de aprovação de pagamentos e reduzir riscos. A primeira delas é um sistema avançado de detecção de fraudes, que utiliza IA para analisar mais de 100 variáveis em tempo real a cada transação. Esse sistema já trouxe resultados positivos, com um aumento de mais de quatro pontos percentuais na aprovação de pagamentos com cartões, sem que as taxas de estorno crescessem.
Outra inovação é um sistema de roteamento inteligente baseado em IA. Essa ferramenta avalia a situação de cada transação para escolher a melhor combinação entre adquirente e ID de comerciante, se adaptando rapidamente a mudanças no mercado e na performance da rede. Empresas que estão utilizando essa tecnologia notaram um crescimento de até 10 pontos percentuais nas taxas de aprovação.
Por fim, o EBANX apresentou uma nova Área do Merchant, um painel que utiliza IA para ajudar empresas globais a gerenciar pagamentos de forma mais inteligente, de acordo com cada região. João Del Valle, um dos fundadores, ressaltou que essa combinação de inteligência artificial com o conhecimento local permite que o EBANX ofereça soluções únicas, resolvendo desafios específicos de cada país em um nível global.