Visa inicia teste global de pagamentos com USDC
A Visa está investindo em uma nova forma de pagar por serviços internacionais usando a stablecoin USDC. Essa moeda digital pode oferecer uma solução prática para microtransações e tem tudo a ver com a vida de criadores de conteúdo, freelancers e autônomos por todo o mundo.
Recentemente, a Visa anunciou esse projeto durante o Web Summit em Lisboa. O objetivo é que empresas que utilizam o Visa Direct possam enviar valores para beneficiários que optam por receber em USDC. Assim, o processo de pagamento se torna quase instantâneo e diminui a dependência da tradicional infraestrutura bancária.
### Visa foca em pagamentos com stablecoin USDC
De acordo com a Visa, essa iniciativa pode trazer mais agilidade e segurança, especialmente para países onde a moeda costuma ser muito volátil ou onde o acesso a bancos é limitado. Chris Newkirk, da Visa, ressaltou que esse sistema é sobre facilitar o acesso ao dinheiro rapidamente, ao invés de levar dias.
Para receber os pagamentos em USDC, os beneficiários precisam ter uma carteira que suporte stablecoins e passar por algumas verificações de segurança, como as conhecidas como KYC (conheça seu cliente) e AML (anti-lavagem de dinheiro). Por enquanto, o projeto-piloto aceita apenas USDC e conta com alguns parceiros específicos, mas há planos de expansão para 2026.
### USDC em pagamentos com cartões da Visa
Essa proposta também dá continuidade a um piloto iniciado em setembro, onde empresas já podiam fazer pagamentos usando stablecoins. Com isso, a Visa busca oferecer uma alternativa mais rápida e transparente aos métodos tradicionais de pagamento. Cada transação será registrada na blockchain, trazendo mais rastreabilidade e conformidade para todo o processo.
Desde 2020, a Visa já processou mais de 140 bilhões de dólares em transações com criptomoedas e stablecoins, e o crescimento não para por aí. Eles fecharam novas parcerias, como com a Bridge, do grupo Stripe, para emitir cartões Visa vinculados a stablecoins, além de lançar a Visa Tokenized Asset Platform, que permite aos bancos testarem a emissão e liquidação dessas moedas digitais.
Uma pesquisa da Visa revelou que 57% dos criadores de conteúdo consideram o acesso rápido a fundos uma prioridade crucial ao escolher meios de pagamento digitais. Acreditam que as stablecoins são a resposta perfeita para essa demanda.
### Western Union entrará na onda das stablecoins
Outra gigante que está apostando nesse mercado é a Western Union. A empresa anunciou que lançará a stablecoin US Dollar Payment Token (USDPT) na blockchain Solana no primeiro semestre de 2026. Esse token, que será emitido pelo Anchorage Digital Bank, promete facilitar as transferências internacionais com taxas mais baixas e uma liquidação mais rápida.
O CEO da Western Union, Devin McGranahan, esclareceu que essa novidade está alinhada com a missão da empresa de 175 anos de tornar as transferências de dinheiro mais simples com o uso da tecnologia blockchain. A Solana foi escolhida por sua eficiência em velocidade, escalabilidade e custo reduzido por transação, fatores essenciais para o volume elevado de remessas que a empresa realiza.
Assim, com a adoção dessas tecnologias, tanto a Visa quanto a Western Union buscam tornar o mundo financeiro mais acessível e rápido.





