A Strategy dobra oferta da STRC em uma semana
A empresa de tesouraria de Bitcoin, Strategy, não está parada. Desde que lançou seu título corporativo, o STRC, em 22 de julho, a oferta da empresa já cresceu duas vezes. Agora, eles estão buscando levantar até US$ 4,2 bilhões com suas ações preferenciais perpétuas de taxa variável para comprar mais Bitcoin.
O STRC é um título relativamente flexível. Ele paga dividendos, não tem uma data de vencimento definida e a empresa pode resgatar esses títulos em certas condições. Isso dá uma margem de manobra interessante para os investidores. Quando o STRC foi lançado, cada ação era avaliada em US$ 100, e a empresa tinha a intenção inicial de arrecadar US$ 500 milhões.
Logo após o lançamento, a Strategy decidiu aumentar consideravelmente seu capital, passando a meta para US$ 2 bilhões, apenas dois dias depois. Isso foi feito por meio de uma oferta pública inicial (IPO), e com o dinheiro levantado, a empresa conseguiu comprar mais de 21.000 BTC. Essa estratégia de compra continua a gerar polêmica entre os usuários e investidores do mundo das criptomoedas. Alguns analistas alertam que a estratégia da Strategy e de outras empresas pode estar criando bolhas que estão a ponto de estourar, o que poderia impactar todo o mercado.
Acumulam-se processos de investidores contra a Strategy
Recentemente, diversos escritórios de advocacia começaram a entrar com ações judiciais contra a Strategy. Os processos partem de investidores que alegam que a empresa minimizou os riscos de volatilidade e superestimou os lucros do Bitcoin. Conversei com alguns advogados que estão envolvidos no caso, e há opiniões diversas sobre a gravidade dessas alegações. Muitos acreditam que esses processos podem levar anos para serem resolvidos.
De acordo com o advogado Brandon Ferrick, os demandantes não afirmam que os riscos e lucros estavam totalmente ausentes das divulgações, mas sim que foram apresentados de maneira distorcida. Vários processos fazem acusações semelhantes, destacando que a Strategy usou métricas financeiras alternativas que, segundo eles, podem ter mascarado perdas que seriam claras com métodos contábeis tradicionais.
Uma das ações coletivas ressalta que a empresa criou novos indicadores de desempenho, como BTC Yield e BTC Gain, para medir seus resultados financeiros. Essa estratégia é vista por investigadores como uma forma de tornar a situação financeira da empresa mais favorável do que realmente é.
O cofundador da Strategy, Michael Saylor, está defendendo a empresa e tenta rebater as críticas. Ele acredita que o modelo de negócios da Strategy é mal compreendido. Saylor afirma que a empresa está focada em uma tecnologia inovadora e que possui um dos ativos mais revolucionários da história. Durante uma das últimas teleconferências de resultados, ele compartilhou seu ponto de vista de que a Strategy é possivelmente uma das ações mais subvalorizadas nos Estados Unidos e até no mundo.