Notícias

Aprovação de staking para ETFs de ether pode impulsionar investimentos institucionais

A aprovação do staking para fundos de índice (ETFs) de Ether à vista nos Estados Unidos pode trazer uma nova onda de investimentos institucionais para o Ethereum. Essa mudança tem o potencial de rivalizar com os ETFs de Bitcoin, de acordo com análises de especialistas no tema.

Markus Thielen, que é chefe de pesquisa na 10x Research, afirma que a inclusão do staking nos ETFs de Ethereum pode aumentar os rendimentos e transformar radicalmente o mercado. Os emissores de ETFs estão aguardando a autorização da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Recentemente, essa agência deu sinais de que está analisando pedidos, como o da Nasdaq, para permitir o staking nos ETFs da BlackRock.

### Interesse nos ETFs de Ether à vista pode disparar após aprovação do staking

Com a expectativa de que o rendimento se torne mais atrativo, Thielen prevê um aumento na demanda pelos ETFs de Ether. Além disso, isso deve movimentar mais os mercados de opções de Ethereum. Ele menciona que a arbitragem entre ETFs de Ether à vista e futuros do Ethereum, que já gera um retorno anualizado de cerca de 7%, poderá se tornar bem mais atraente com um rendimento adicional de aproximadamente 3% pelo staking.

Isso pode aumentar o retorno total para até 10% sem o uso de alavancagem. E, se os investidores institucionais decidirem usar alavancagem de 2 a 3 vezes, as possibilidades de retorno anualizado podem chegar a 20% ou até 30%. Para Thielen, essa mudança sinaliza um novo momento, onde o fluxo de capital institucional para o Ethereum será determinado por um foco em rendimento.

### Rendimento extra tornará ETFs de Ether uma adição atraente ao portfólio

Ryan McMillin, da Merkle Tree Capital, ressalta que o rendimento é um fator crucial para atrair investidores institucionais. Muitas vezes, instituições como fundos de pensão buscam uma renda estável e previsível, ao invés de rentabilidades incertas. Segundo ele, esses ETFs de Ether ofereciam não só diversificação em relação ao Bitcoin, mas também a possibilidade de acesso ao ETH como uma infraestrutura estável, além de um rendimento que não está presente no Bitcoin.

McMillin afirma que um rendimento entre 3% e 5% pode fazer os ETFs de ETH serem muito atraentes dentro de um portfólio, especialmente levando em conta o seu potencial de crescimento.

### Aprovação também pode impulsionar liquidez e participação onchain

Hank Huang, da Kronos Research, diz que, com a aprovação do staking nos ETFs de Ether, as instituições poderão acessar rendimento onchain de maneira mais fácil e segura, já que não precisarão lidar com questões como chaves privadas. Essa mudança deve aquecer a demanda por ETFs, aumentando a liquidez e o interesse por participar de atividades onchain.

Huang prevê que esses ETFs, que unem recompensas de staking com a possibilidade de saídas flexíveis, vão estabelecer um novo padrão, conectando de forma mais eficaz o universo das criptomoedas com o sistema financeiro tradicional.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo