Notícias

Banco Central identifica maior vazamento de chaves Pix

Na noite de quarta-feira, dia 23, o Banco Central confirmou um vazamento de dados envolvendo as chaves Pix de mais de 11 milhões de brasileiros. Esse incidente é considerado o maior do tipo na história do sistema financeiro nacional. O problema aconteceu nos dias 20 e 21 de julho e afetou usuários do sistema Sisbajud, que é uma ferramenta desenvolvida em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para localizar ativos financeiros.

Os dados que vazaram não incluem informações sensíveis, como senhas ou saldos bancários. O Banco Central e o CNJ informaram que foram divulgadas somente informações cadastrais, como nome do titular, chave Pix, nome da instituição financeira, número da agência e da conta.

O Banco Central garantiu que esse vazamento não permite movimentações financeiras ou acesso a contas. O CNJ, por sua vez, destacou que identificou e corrigiu rapidamente o problema, restaurando o funcionamento normal do sistema.

Apesar de as informações vazadas não permitirem movimentações bancárias, o CNJ alertou os usuários sobre a possibilidade de tentativas de golpes. Com isso, é importante que as pessoas fiquem atentas a mensagens suspeitas e reforcem a segurança em suas contas. O CNJ também enfatizou que não realiza contatos por SMS, e-mail ou telefone, e que um canal será disponibilizado em seu site para que os cidadãos possam verificar se foram impactados pelo vazamento.

No total, foram afetadas exatamente 11.003.398 pessoas. Assim, esse ocorrido se torna o pior vazamento de dados de chaves Pix que já foi registrado, superando um caso de agosto de 2021, que envolveu 414.526 chaves.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo