Notícias

Cofundador do Tornado Cash é condenado nos EUA e absolvido de duas acusações

Roman Storm, co-fundador do Tornado Cash, foi julgado na última quarta-feira, dia 6, nos Estados Unidos. Ele enfrentava diversas acusações, incluindo conspiração para lavagem de dinheiro, violação de sanções internacionais e operação de um serviço financeiro sem licença.

No veredicto, Storm foi considerado culpado apenas pela acusação menos grave. Ele ficou inocente nas suas acusações relacionadas às sanções, que eram as mais pesadas. O júri, no entanto, não conseguiu chegar a uma decisão sobre a lavagem de dinheiro.

Outro co-fundador do projeto, Alexey Pertsev, já havia sido preso na Holanda em 2022, mas foi liberado um ano depois.

Julgamento em tempo real nas redes sociais

O julgamento teve atenção nas redes sociais, com perfis como o da Inner City Press acompanhando os desdobramentos. Um dos momentos marcantes foi quando o presidente do júri anunciou as decisões:

“Funcionário do tribunal: Quanto à Acusação 1, qual é o veredito?
Presidente do Júri: Não houve unanimidade.
Funcionário: Acusação 2?
Presidente do Júri: Culpado.
Funcionário: Acusação 3, IEEPA?
Presidente do Júri: Inocente.”

Essas acusações têm a ver com a lavagem de dinheiro, violação de sanções internacionais e operação irregular de um serviço financeiro.

Com a condenação, Storm pode enfrentar até 5 anos de prisão. A data da sentença ainda está indefinida, mas ele continuará em liberdade sob fiança.

A juíza Katherine Polk Failla comentou sobre o caso: “Ele pode recorrer, e tem todos os incentivos para lutar. Não representa risco de fuga, considerando o valor da fiança. Tem muita disputa pela frente antes da sentença.”

Tornado Cash em queda apesar do veredito favorável

Por conta dos desdobramentos do julgamento, o Tornado Cash sofreu um impacto significativo. Apesar de Roman Storm ter sido considerado culpado apenas pela acusação mais leve, o valor da criptomoeda Tornado Cash (TORN) caiu 22,2% na bolsa no mesmo dia.

No início do ano, o Tornado Cash havia visto uma alta de 160% após um tribunal reverter um processo significativo. Porém, a notícia do julgamento trouxe incertezas, e a criptomoeda não conseguiu sustentar sua valorização.

O Tornado Cash opera como um protocolo via contrato inteligente, o que significa que não tem um operador central e é utilizado principalmente para ocultar rastros de transações em criptomoedas, como o Ethereum. Apesar das sanções impostas pelos EUA, o serviço continua a funcionar, já que não pode ser desligado, embora seu volume de transações tenha caído bastante.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo