Notícias

Coinbase critica economia britânica com 44% em dificuldades financeiras

A Coinbase lançou um vídeo com uma crítica ácida ao sistema financeiro do Reino Unido, justo em um momento em que dados apontam para dificuldades crescentes na economia local. Com um tom musical, o clipe “Está tudo bem” traz letras que exaltam a força financeira do país, contrastando com imagens que mostram uma realidade bem diferente: inflação, pobreza e dívidas.

A primeira cena traz uma insinuação irônica: “Não temos problemas. Nenhuma razão para reclamar”. Enquanto isso, vemos imagens de casas danificadas e pessoas em situações difíceis. Em um trecho, algo como “As ruas não poderiam estar mais limpas. Nem a carne de rato mais magra. Não. A vida é simplesmente ótima” adiciona um toque de humor sombrio, em meio a ruas visivelmente sujas. O vídeo ainda faz piada sobre os altos preços: “Esses filés de peixe são uma pechincha. O preço subiu um pouco, apenas 100 libras por refeição”, enfatizando que “poderia ser pior”.

44% dos adultos no Reino Unido enfrentam vulnerabilidade financeira

Enquanto o vídeo circulava, um relatório revelou que 20,3 milhões de pessoas, cerca de 44% de todos os adultos no Reino Unido, vivem em condições financeiras vulneráveis. Este número representa um aumento de 16% em relação a 2022, conforme dados da Fair4All Finance. Essa situação se deve a uma combinação de rendas instáveis, escassas economias, problemas de saúde e desemprego.

O estudo ainda aponta um crescimento de 59% na quantidade de pessoas com rendimento médio que estão sobrecarregadas de dívidas, agora totalizando 3,5 milhões. Além disso, 1,9 milhão de jovens adultos, um aumento de 45%, enfrentam dificuldades financeiras, muitas vezes se vendo obrigados a usar serviços de “compre agora, pague depois” e lidando com contratos de trabalho sem horas fixas.

A insegurança alimentar também é uma preocupação crescente, com o uso de bancos de alimentos aumentando de 11% para 15%. Metade das pessoas que estão em situação financeira vulnerável admite que não conseguem bancar uma alimentação saudável. Para fazer frente a necessidades básicas, muitas acabam optando por empréstimos e crédito de curto prazo.

Entre as mudanças mais notáveis, está o aumento de 5% em famílias de baixa renda sem poupança, totalizando 3,8 milhões, e de 12% entre aqueles que vivem exclusivamente de crédito, somando 3,9 milhões.

Polemicas sobre a política de cripto no Reino Unido

O cenário econômico não é o único ponto de crítica. A política do Reino Unido em relação às criptomoedas também tem enfrentado bastante reprovação. No mês passado, analistas do Official Monetary and Financial Institutions Forum (OMFIF) alegaram que o país deixou escapar sua vantagem inicial em finanças baseadas em Distributed Ledger Technology (DLT).

Os especialistas destacaram que o Reino Unido, que já foi visto como um modelo em regulamentação cripto após o Brexit, agora se encontra em um cenário de incerteza. O discurso sobre regulamentação continua vago, e a chamada “procrastinação política” está tornando o país menos competitivo em relação à União Europeia e aos Estados Unidos.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo