Coinbase vai vender US$ 2 bilhões em notas para financiar aquisições
A Coinbase está prestes a dar um passo interessante e pode se tornar a primeira empresa do índice S&P 500 a comprar Bitcoin utilizando recursos de uma oferta privada de notas conversíveis. Essa movimentação indica uma nova tendência de migração de capital dos tradicionais mercados financeiros para os ativos digitais.
Recentemente, a Coinbase, que é a terceira maior exchange de criptomoedas do mundo, anunciou uma oferta de notas seniores conversíveis, totalizando 2 bilhões de dólares. Essa oferta é direcionada a “compradores institucionais qualificados”. Desse total, 1 bilhão de dólares se refere a notas com vencimento em 2029 e outro 1 bilhão com vencimento em 2032.
Essas notas serão obrigações seniores e não garantidas da Coinbase, e, segundo a empresa, acumularão juros que serão pagos semestralmente. Os detalhes sobre a taxa de juros e os termos de conversão devem ser definidos na hora de fazer a precificação final.
Além disso, a Coinbase pretende oferecer aos compradores iniciais a quantia adicional de 150 milhões de dólares em valor principal das notas de 2029 e mais 150 milhões das notas de 2032.
A empresa informou que usará os recursos gerados pela oferta para cobrir custos de transações relacionadas à emissão das notas e também para gastos corporativos gerais. Isso pode incluir coisas como capital de giro, investimentos e até aquisições de outras empresas, produtos ou tecnologias que a Coinbase possa identificar no futuro.
Atualmente, a Coinbase é a décima maior empresa pública que possui Bitcoin, com 11.776 BTC, avaliados em aproximadamente 1,26 bilhão de dólares, de acordo com dados do BitcoinTreasuries.NET. No segundo trimestre de 2025, a empresa adquiriu 2.509 BTC, que estavam avaliados em mais de 288 milhões de dólares.
Movimento de empresas cripto em busca de captar recursos
A oferta de notas da Coinbase se alinha a uma tendência crescente entre empresas que operam no setor de criptomoedas e buscam novas formas de captar capital junto a investidores mais tradicionais.
A Strategy, famosa por ser a maior detentora corporativa de Bitcoin do mundo, foi uma das pioneiras nessa busca por recursos através de ofertas públicas de ações. Em 21 de julho, a empresa lançou uma oferta pública inicial (IPO) de cinco milhões de ações de um novo tipo de ação sintética, que promete dividendos cumulativos. Essas ações devem ser negociadas a um valor próximo dos 100 dólares.
Essa nova emissão foi anunciada logo depois que a Strategy divulgou uma oferta at-the-market (ATM) de 4,2 bilhões de dólares, um método comum para levantar capital, usado para vender ações recém-emitidas e comprar mais Bitcoin.
Além disso, em 14 de julho, a gestora de ativos focada em cripto Grayscale apresentou um pedido para um IPO confidencial à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), antecipando sua futura oferta pública.