Corretora de Bitcoin faz manutenção e garante reembolso a clientes
A Bithumb, que é a segunda maior corretora de Bitcoin na Coreia do Sul, enfrentou uma manutenção emergencial na noite de terça-feira (2) até a madrugada de quarta-feira (4), local. Durante esse tempo, a plataforma saiu do ar por aproximadamente 90 minutos, deixando muitos usuários preocupados.
A corretora publicou uma nota em seu blog, garantindo que reembolsará os clientes afetados. Para receber a compensação, basta preencher um formulário disponibilizado por eles.
Embora 98,6% do tráfego da Bithumb venha da Coreia do Sul, a corretora também atende usuários internacionais. Essa diversificação é um ponto positivo, mas a situação de manutenção trouxe à tona o nervosismo que vários investidores sentem em relação à segurança das corretoras.
Investidores sul-coreanos relatam tensão ao investir em criptomoedas com corretoras locais
Nos últimos tempos, várias corretoras de criptomoedas foram alvo de ataques cibernéticos, fazendo com que os investidores ficassem com o pé atrás. A Bithumb já passou por esse tipo de problema quatro vezes, com incidentes registrados em 2017, 2018 e duas vezes em 2019. Esse histórico gerou um clima de incerteza durante a manutenção emergencial recente.
Um usuário da Bithumb compartilhou sua experiência, dizendo: “Meu pensamento naquela noite foi: iniciantes nunca devem investir tudo o que têm. Tive um gostinho do inferno. Um minuto parecia uma hora.” Ele expressou seu desejo de que situações assim não se repitam.
Além disso, a mídia local informou que as corretoras sul-coreanas registraram 89 falhas de sistema entre 2018 e 2024. A Bithumb foi a responsável pela maior parte desses casos, totalizando 41, seguida pela Upbit com 28 ocorrências. Apesar de não serem obrigadas a reembolsar os usuários, elas têm feito isso para ganhar a confiança do público. A Bithumb, por exemplo, já gastou 660 milhões de won (cerca de R$ 2,57 milhões) nesse tipo de compensação.
Corretora sul-coreana promete reembolso após a manutenção emergencial
Em seu blog, a Bithumb se desculpou pelos transtornos causados pela manutenção e assumiu a responsabilidade. “Pedimos sinceras desculpas pelos inconvenientes causados pela manutenção de emergência do sistema, realizada em 2 de setembro, por volta das 23h30, e que durou aproximadamente 1 hora e 30 minutos”, afirmou a corretora.
Eles também garantiram que oferecerão compensação integral aos usuários afetados. Um guia para solicitar esse reembolso está disponível no site, e os interessados devem fazê-lo até 2 de outubro, um mês após o incidente.
Consultando o CoinMarketCap, fica claro que a Bithumb é hoje a 19ª maior corretora de criptomoedas do mundo. Entretanto, é uma das poucas entre as 100 maiores que ainda não apresentou uma prova de reservas pública, o que levanta questões sobre a transparência da empresa.