Eric Trump afirma que stablecoins podem salvar o dólar
Eric Trump, filho do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está chamando atenção para o potencial das stablecoins. Em uma entrevista recente ao New York Post, ele disse que acredita que essas moedas digitais podem ajudar a preservar a força do dólar americano. Ele destacou a stablecoin USD1, ligada ao projeto cripto da família Trump, a World Liberty Financial, que, ao que parece, vem passando por uma certa fiscalização em Washington.
As provocações sobre esse projeto não são poucas. Quando os planos da World Liberty Financial foram revelados no fim de março, surgiram vozes críticas que levantaram bandeiras de alerta sobre possíveis conflitos de interesse. Um advogado, por exemplo, mencionou que a stablecoin representava uma ameaça direta a normas que visam evitar esse tipo de conflito.
No meio dessa conversa, a deputada Maxine Waters, alinhada ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, insinuou que Donald Trump poderia estar planejando uma mudança radical: substituir o dólar pela sua stablecoin. Ela disparou que, em sua visão, “Trump provavelmente quer que todo o governo use stablecoins, desde pagamentos do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, passando pelos da Previdência Social, até impostos. E adivinha com qual moeda ele substituiria o dólar? Com a dele, é claro.”
Preocupações sobre conflitos de interesse
Em um tom mais sério, cinco senadores democratas enviaram uma carta alertando que a participação financeira direta de um presidente em uma stablecoin poderia trazer riscos “sem precedentes” ao sistema financeiro. Essa estrutura de interesses se torna ainda mais visível, já que o governo Trump começou a regulamentar as stablecoins com o GENIUS Act, sancionado em julho. Curiosamente, desde que Trump adentrou o mundo das criptos em 2022, seu patrimônio pessoal teria crescido em cerca de US$ 2,4 bilhões.
A senadora Elizabeth Warren, conhecida por suas críticas ao setor cripto, se juntou a outros senadores para enviar uma carta ao Escritório do Controlador da Moeda, destacando possíveis conflitos de interesse nos negócios cripto da família Trump. Na carta, expressaram preocupação com a nova legislação, que não faria nada para impedir que o presidente e seus familiares se beneficiassem financeiramente das stablecoins.
As stablecoins vão ajudar o dólar americano?
Eric Trump não é o único a acreditar que as stablecoins podem reforçar a posição do dólar americano. Em fevereiro, um diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, apoiou a adoção dessas moedas, afirmando que poderiam ampliar o alcance do dólar mundialmente. O fundador da LayerZero Labs, Bryan Pellegrino, também entrou no debate, afirmando que as stablecoins seriam a chave para manter o domínio do dólar nos mercados financeiros globais, mencionando que poderiam atuar como um “Cavalo de Troia” contra outras moedas.
Por outro lado, algumas opiniões divergem. A gestora Amundi alertou que uma regulamentação mais favorável às stablecoins poderia, na verdade, ameaçar a dominance de longo prazo do dólar. O debate, portanto, continua aquecido e cheio de nuances.