Notícias

Ethereum Foundation cria equipe de pesquisa em IA e blockchain

A Ethereum Foundation trouxe uma novidade incrível: uma nova equipe de pesquisa que vai focar em inteligência artificial (IA). O objetivo é fazer uma conexão entre a resistência à censura da blockchain e esse campo em alta da tecnologia.

Davide Crapis, cientista de pesquisa da Fundação, anunciou que essa nova equipe vai desenvolver uma economia de IA dentro do Ethereum e criar ferramentas descentralizadas para desenvolvedores. Em suas palavras, “Ethereum torna a IA mais confiável, e a IA torna o Ethereum mais útil.” Para ele, com o aumento de agentes inteligentes que realizam transações, surge a necessidade de uma base neutra que assegure valor e reputação. Isso não só beneficia o Ethereum, mas também permite que a IA escape do domínio de plataformas centralizadas.

A Fundação está à procura de novos membros para essa equipe, chamada dAI. Eles estão em busca de um pesquisador de IA e um gerente de projetos. Esses profissionais terão a missão de coordenar as atividades e impulsionar essa integração.

A nova equipe dará continuidade a um trabalho que começou com o projeto ERC-8004. Essa proposta, desenvolvida por Crapis e seus colegas, visa estender o protocolo de agentes para uma camada de confiança, facilitando o uso e a interação entre agentes de IA. A ideia é transformar o Ethereum em um ecossistema que envolva tanto humanos quanto inteligência artificial, com Crapis liderando a iniciativa.

Os agentes de IA são fundamentais para unir a tecnologia blockchain e a inteligência artificial. Esses programas são treinados para tomar decisões e operar com pouca supervisão humana, realizando transações por conta própria. A estrutura flexível das blockchains, especialmente com os contratos inteligentes, oferece um ambiente ideal para essas operações.

A IA pode, por exemplo, facilitar a administração de liquidações, que é a etapa final de uma transação em que os ativos são transferidos. Um dado interessante é que, segundo a CryptoQuant, as chamadas diárias de contratos inteligentes na rede Ethereum atingiram a marca impressionante de 12 milhões em um único dia. Isso prova cada vez mais o papel do Ethereum como uma camada de liquidação programável.

“Estamos vendo uma expansão na atividade da rede”, comenta a CryptoQuant. Eles afirmam que tanto o número de transações quanto o de endereços ativos no Ethereum atingiram recordes históricos, evidenciando a crescente aceitação nas finanças descentralizadas (DeFi), transferências de stablecoins e outras operações com tokens.

IA avança pelas blockchains

Um especialista em tecnologia afirma que a blockchain pode ajudar a resolver algumas fraquezas da inteligência artificial, oferecendo características como descentralização, imutabilidade e verificação de identidade. Diferentes grupos na Web3 estão unindo forças para explorar o potencial dessas tecnologias.

Em 2024, por exemplo, a Matchain planeja lançar uma blockchain descentralizada voltada para a IA. Já em fevereiro de 2025, a KiteAI também vai apresentar sua blockchain alimentada por IA, dentro do ecossistema Avalanche. Segundo Arunkumar Krishnakumar, que trabalha na Kamino Finance, essa união entre agentes de IA e blockchain pode, de fato, transformar a economia digital.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo