Notícias

Exchange tem R$ 150 milhões em perdas por ataque hacker

Recentemente, a exchange de criptomoedas BigONE, que tem sede nas Ilhas Seychelles, anunciou que foi vítima de um ataque hacker. O incidente ocorreu em 16 de julho e resultou na perda de cerca de 27 milhões de dólares, o que equivale a aproximadamente 150 milhões de reais em criptomoedas.

Os hackers conseguiram drenar 120 BTC, 350 ETH, 1.800 SOL e cerca de 8,54 milhões de USDT, distribuídos por quatro redes diferentes. Além disso, a BigONE perdeu também fundos em outras oito criptomoedas, incluindo DOGE, SHIB e CELR. Em comunicado, a empresa destacou que, nas primeiras horas do dia 16, detectou movimentações estranhas. Após investigação, confirmou que se tratava de um ataque direcionado à sua hot wallet.

A BigONE tranquilizou seus usuários ao informar que todas as chaves privadas permanecem seguras. O ataque foi contido assim que o caminho utilizado pelos invasores foi identificado, impedindo perdas ainda maiores. A empresa de segurança blockchain SlowMist foi quem alertou sobre o problema e já está trabalhando com a exchange para rastrear os endereços da carteira dos hackers e monitorar o tráfego dos fundos roubados.

Mas como funciona um ataque desse tipo? Em geral, os hackers conseguem inserir códigos maliciosos nos softwares utilizados pela exchange, comprometendo seu sistema e permitindo a extração de dados ou fundos. Isso acontece quando há falhas de segurança que permitem a entrada de malware ou a implementação de medidas para facilitar a ação do invasor.

Empresa promete cobrir prejuízos

A BigONE garantiu que cobrará integralmente todas as perdas causadas pelo ataque. Para isso, ativou suas reservas, a fim de estabilizar os pools de liquidez da plataforma. A exchange também informou que espera retomar as negociações em breve.

No meio desse tumulto, o investigador ZachXBT foi bem crítico. Ele expressou em suas redes sociais que não tinha pena das perdas da BigONE, argumentando que a empresa já havia processado muitos volumes de operações problemáticas, como esquemas fraudulentos e golpes.

Esse tipo de situação ressalta a importância da segurança nas plataformas de criptomoedas e a necessidade de os usuários estarem sempre atentos. Além disso, é um lembrete de que o mundo das criptomoedas, apesar de empolgante, pode ser carregado de riscos e desafios inesperados.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo