Fim do Drex é confirmado, diz deputada Júlia Zanatta
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) fez um anúncio que pegou muita gente de surpresa: o fim do sistema Drex, que estava sendo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Em uma postagem animada nas redes sociais, ela falou sobre como o projeto “naufragou” e destacou sua contribuição para isso, citando a proposta de emenda constitucional que defende que a criação e emissão de moedas seja uma atribuição exclusiva do Congresso Nacional. Júlia também fez um abaixo-assinado intitulado “Não ao Drex”.
Ela ainda alertou que, mesmo com essa vitória, a autoridade monetária pode tentar relançar a ideia com outro nome. Por isso, ela ressaltou a importância de estar sempre vigilante e pediu apoio da população para continuar combatendo o que considera projetos sem debate público e sem privacidade.
Além disso, ela está tocando um projeto de lei que busca manter o dinheiro em espécie, em oposição a outra proposta que pretende eliminar cédulas e moedas. Em suas palavras, “Estamos juntos nessa luta para garantir que o dinheiro físico não acabe”.
Banco Central não confirma oficialmente o fim do Drex
Até agora, o Banco Central do Brasil não falou oficialmente sobre o encerramento do Drex, nem em suas redes sociais nem em seu site. Esta informação ainda não foi confirmada até a manhã de quarta-feira (5).
Fontes de outros veículos de comunicação mencionam que o sistema blockchain do Drex deve ser desligado na próxima segunda-feira (10), já que os testes de privacidade e segurança não tiveram os resultados esperados. A tecnologia Hyperledger Besu não parece ter funcionado como o banco esperava. No entanto, não estão descartadas novas tentativas de criar uma moeda digital com outra tecnologia por parte da instituição.
Memes tomam conta das redes sociais com o fim da moeda digital
Os brasileiros foram rápidos em reagir ao anúncio, utilizando a criatividade nas redes sociais com memes e piadas. Termos como “Drexit” e “tá Durex” circularam amplamente.
Muitos comentaram de forma engraçada sobre a situação. Um internauta brincou dizendo que “o Pix já é o DREX mal disfarçado”. Outro fez piadas sobre cenários absurdos, como um hacker dando 10 milhões de Drex a cada brasileiro.
Essas reações mostram que, mesmo em situações sérias, o humor pode ser uma válvula de escape e uma forma leve de lidar com as mudanças.





