Notícias

Golpe de falso emprego atinge brasileiros com criptomoedas

Vários perfis de brasileiros nas redes sociais estão alertando sobre um golpe novo que promete empregos falsos, com o objetivo de roubar criptomoedas das vítimas. Esse tipo de abordagem tem como alvo principalmente influencers. Normalmente, a “oferta de emprego” envolve cargos como líderes de comunidades ou criadores de conteúdo.

Recentemente, o perfil “Sarinha Crypto” no X compartilhou como aconteceu seu contato com os golpistas. Ela recebeu uma mensagem dizendo que teria uma proposta de trabalho. Logo, foi redirecionada a uma comunidade no Discord, que parecia ter muitos membros, mas apenas três administradores.

O que começou como uma entrevista de emprego virou armadilha. Nervosa, Sarinha ouviu que o áudio havia caído e, por isso, foi levada a baixar um programa para “resolver” um suposto problema no seu computador. Depois de alguns truques, os golpistas simularam ter perdido o contato e alegaram que diriam algo sobre o resultado da entrevista em breve. Quando ela voltou para a comunidade, não encontrou mais ninguém e, ao que tudo indica, suas criptomoedas foram drenadas por um malware.

Sarinha fez questão de alertar a todos sobre essas propostas de trabalho. Em seu desabafo, disse ter perdido tudo o que tinha investido em criptomoedas.

“Fica aqui o alerta sobre propostas, por mais verdadeiras que pareçam. Desconfiem de tudo”, afirmou. Essa é uma realidade que muitos estão vivendo, especialmente com o crescente interesse por criptomoedas.

Comunidade já havia recebido alerta sobre golpes de falso emprego no mercado de criptomoedas

No começo de julho, a comunidade de criptomoedas brasileira já estava atenta a esses golpes. Amanda Prado, por exemplo, recebeu uma proposta parecida, mas teve um final diferente. Ela desconfiou das intenções dos golpistas, que se comunicaram em português claro, e não clicou nos links que enviaram. Para se proteger ainda mais, Amanda fez a entrevista em um computador que não tinha acesso às suas criptomoedas.

Ela ainda entrou em contato com um amigo para verificar os links. Resultado? O site era uma farsa.

Esse caso serve como um alerta para novos influencers e brasileiros. Os golpistas estão sempre se adaptando e inovando, então, é preciso ter cautela com propostas que parecem boas demais para ser verdade. Mesmo que a pessoa que está recrutando pareça ter amigos em comum nas redes sociais, a desconfiança é sempre importante.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo