Notícias

Nepaleses adotam Bitchat de Jack Dorsey diante da censura

Mais de 48 mil nepaleses baixaram o aplicativo de mensagens bitchat, criado pelo CEO da Block, Jack Dorsey. Esse movimento aconteceu em meio a protestos intensos contra a corrupção no país e uma proibição temporária das redes sociais, que foi imposta no início da semana.

Antes disso, a Indonésia já havia experimentado um aumento nos downloads do mesmo aplicativo, também por causa de protestos relacionados à corrupção. O desenvolvedor open-source de Bitcoin, a “callebtc”, que está por trás do bitchat, comentou que viu um salto significativo nos downloads durante esses momentos de agitação social.

De acordo com dados compartilhados pela callebtc, no Nepal, o número de downloads pulou de 3.344 para 48.781 em apenas alguns dias, superando a Indonésia, que registrou 11.324. Isso reflete um interesse crescente em soluções de comunicação que podem escapar da fiscalização governamental.

O que motivou essa corrida para o aplicativo foi a questão das redes sociais. O governo nepalês bloqueou plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube para tentar conter a disseminação de mensagens contrárias ao governo. Essa decisão resultou em protestos ferozes liderados pela Geração Z, que culminaram em ataques ao parlamento e à suprema corte do país. As reações da polícia foram severas, com o uso de munição real e gás lacrimogêneo, levando a tragédias, incluindo vidas perdidas. O ex-primeiro-ministro KP Sharma Oli, que enfrentou várias acusações de corrupção, acabou renunciando ao cargo.

Aplicativos de mensagens cripto servem como alternativa

O aumento na adoção de aplicativos de mensagens descentralizados e criptografados indica uma mudança entre os usuários que estão deixando as opções centralizadas. Plataformas como Messenger e WhatsApp, que pertencem à Meta, enfrentam uma crescente desconfiança por parte do público, que se preocupa com a privacidade e censura de suas comunicações.

O bitchat de Dorsey tem apenas dois meses

Lançado em julho, o bitchat tem como premissa uma comunicação segura e sem fio, utilizando tecnologia de rede mesh via Bluetooth. Segundo seu white paper, é uma plataforma totalmente descentralizada, que não exige servidores centrais ou registro com e-mails e números de telefone. Isso proporciona uma liberdade de comunicação que muitos usuários buscam em tempos de incerteza.

Mensagens cripto ainda estão atrás dos gigantes da indústria

Enquanto aplicativos como Signal, Damus e Session têm ganhado usuários que anseiam por uma alternativa mais privada, a realidade é que esses aplicativos criptografados ainda precisam crescer muito para competir com os gigantes das redes sociais. A Meta, por exemplo, registrou mais de 3,48 bilhões de usuários ativos mensais em sua família de aplicativos, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, mostrando que, por enquanto, as redes sociais tradicionais continuam dominantes.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo