Polygon registra lentidão nas confirmações de transações
A Polygon, uma blockchain de segunda camada da Ethereum, está passando por um atraso temporário para finalizar transações, conforme anunciou a equipe da Polygon Foundation nesta quarta-feira (10). Embora isso esteja acontecendo, a produção de blocos continua normalmente, segundo o comunicado.
O problema é técnico e fez com que a confirmação final das operações demore entre 10 a 15 minutos a mais do que o habitual. A equipe já descobriu a causa e está em processo de implementação de uma correção. No site da Polygon, também foi mencionado que estão investigando um “problema com alguns nós” da rede.
O conceito de “finalidade” é importante aqui. Basicamente, ele se refere ao momento em que uma transação é considerada irreversível, ou seja, o estado da segunda camada foi validado e aceito por consenso. Embora novos blocos possam ser criados a cada poucos segundos, a finalização é o ponto que garante que não haverá mudanças posteriores. Isso significa que, enquanto o atraso está em vigor, algumas transações podem levar mais tempo para serem confirmadas de forma segura. Por conta disso, plataformas de negociação e aplicativos DeFi só permitem depósitos e retiradas após a confirmação final, e não apenas quando a transação entra no próximo bloco.
Problemas na Polygon
Vale lembrar que este não é o primeiro problema enfrentado pela Polygon recentemente. No dia 30 de julho deste ano, a rede ficou fora do ar por mais de uma hora devido à saída de um validador, que causou um bug. Na ocasião, a equipe conseguiu se recuperar após implementar um patch.
A Polygon é uma das maiores redes de segunda camada do Ethereum, com mais de US$ 1,2 bilhão em valor total bloqueado, de acordo com dados da plataforma DefiLlama. No entanto, apesar de sua reputação, a rede vem enfrentando crescente competição no mercado DeFi, o que pode estar afetando sua influência.