Volkswagen implementa dApp da Solana em táxis autônomos
A Volkswagen ADMT anunciou uma parceria interessante com a Bee Maps, uma plataforma de mapas descentralizados que usa a blockchain da Solana. Essa união promete trazer melhorias significativas para a operação dos táxis autônomos da montadora. O uso dessa tecnologia avançada é um passo importante para grandes empresas do setor automotivo, que estão cada vez mais explorando as vantagens de uma infraestrutura descentralizada.
A Bee Maps faz parte do ecossistema da Hivemapper, uma rede que coleta dados através de câmeras instaladas em veículos comuns. Essas imagens são processadas por inteligência artificial, que transforma tudo isso em dados úteis, como informações sobre faixas de trânsito, sinalizações e até obras temporárias nas ruas. Como reconhecimento por essa colaboração, os motoristas que participam do sistema ganham tokens HONEY, que são uma forma de recompensa digital.
Com essa integração, os táxis da Volkswagen ADMT ficarão atualizados em tempo real sobre mudanças no trânsito. Isso significa que eles poderão operar com muito mais precisão, realizando embarques e desembarques em locais desafiadores, mesmo em condições climáticas adversas, como chuva ou neblina.
Volkswagen e Solana
Ariel Seidman, CEO da Hivemapper, comentou que essa tecnologia transforma mapas de um recurso estático em algo dinâmico e em constante atualização. Ele destacou que “os táxis autônomos precisam de dados que mudam na mesma velocidade das ruas”. Segundo Seidman, o modelo descentralizado permite atualizações muito mais rápidas do que o mapeamento tradicional.
Atualmente, a Volkswagen já está em operação com cerca de 30 minivans elétricas ID.Buzz autônomas em Hamburgo, na Alemanha. O objetivo, com essa nova parceria, é expandir essa frota para milhares de unidades em Los Angeles, se juntando à Uber com a meta de ter uma operação totalmente autônoma até o final de 2026.
Esses veículos conseguem gerar cerca de 5 GB de dados a cada segundo por meio de seus sensores e câmeras. Apesar disso, ainda dependem de mapas externos para operar em condições desafiadoras, o que torna a integração com a Bee Maps uma estratégia crucial. Essa parceria evita a necessidade de veículos de mapeamento circulando pelas ruas, reduzindo atrasos nas atualizações.
A tecnologia utilizada neste projeto se encaixa no conceito de DePIN, que traduz redes de infraestrutura física descentralizadas. Empresas como a Lyft estão testando o sistema da Hivemapper para melhorar zonas de embarque, enquanto empresas de logística utilizam a API para identificar limites de altura e novas sinalizações.
A Bee Maps comercializa seus dados por meio de APIs que são pagas conforme o consumo, sem exigir contratos longos. Isso representa uma economia para a Volkswagen e facilita a adaptação do software de direção autônoma às novas alterações nas ruas. Outro ponto positivo é que não é necessária nenhuma aprovação regulatória para essa transferência de dados, o que permite que a Volkswagen escale seu projeto sem enfrentar dificuldades legais.