Notícias

Bob implementa provas de fraudes ZK e almeja classificação no L2Beat

A BOB, uma rede blockchain de camada 2 que busca trazer as finanças descentralizadas (DeFi) do Ethereum para o Bitcoin, acaba de passar por uma atualização significativa. Essa mudança técnico-estratégica a coloca cada vez mais próxima de alcançar a classificação de descentralização total no L2Beat, uma plataforma que avalia a maturidade e a descentralização dessas redes.

O foco dessa atualização foi a implementação de provas de fraude do tipo zero-knowledge (ZK), dentro de uma estrutura de optimistic rollup. Isso significa que a BOB agora utiliza um método de verificação mais rápido e eficiente, capaz de resolver disputas em minutos, graças a provas criptográficas. Com essas inovações, a ideia é facilitar a vida dos usuários e fazer com que mais pessoas possam participar da segurança da rede.

Build on Bitcoin entra na corrida pela descentralização total

Alexei Zamyatin, cofundador da BOB, compartilhou que a atualização, chamada Kailua, coloca a blockchain da BOB no estágio 0 do L2Beat. Assim, ela se junta a outros 24 protocolos na corrida pelos rollups da plataforma. “Essa atualização é um grande passo”, explicou Zamyatin. “Agora é mais fácil avançar para os estágios 1 e 2.”

A classificação do L2Beat leva em conta vários critérios, como um sistema funcional de provas de fraude e a presença de um conselho de segurança. Eles avaliam os protocolos e os classificam em estágios que vão de 0 a 3. “A atualização Kailua resolve o principal desafio que tínhamos: garantir um sistema de provas eficaz, o que traduz segurança total em relação ao Ethereum”, destacou.

Ainda segundo Zamyatin, a BOB precisa formar um conselho de segurança com entidades externas para avançar. “Estamos trabalhando nisso”, afirmou.

Atualmente, 22 protocolos na plataforma estão nos estágios 0 e 1, enquanto apenas dois chegaram ao estágio 2. Alguns dos principais protocolos na liderança são Arbitrum One, Base Chain e OP Mainnet, que têm se destacado em termos de valor total garantido.

Desbloqueando verificação ZK no Bitcoin

Além disso, Zamyatin mencionou que essas atualizações com ZK abrem caminhos para a verificação ZK no Bitcoin. “Com o que fizemos na BOB, conseguimos desbloquear a verificação ZK na rede mais importante”, disse. Assim, as mesmas provas de validade que estão na BOB podem ser verificadas diretamente no Bitcoin.

Ele considera isso um “bloco de construção essencial” para criar uma ponte totalmente segura, que seja impulsionada pelo BitVM. Essa inovação traz contratos inteligentes e programação para o Bitcoin, algo que pode revolucionar o setor.

Zamyatin acredita que, com a BOB, o DeFi no Bitcoin pode superar tanto o Ethereum quanto o Solana, atingindo uma base de mais de 300 milhões de usuários no futuro. É um cenário promissor para quem acredita nas potencialidades do Bitcoin e deseja explorar o universo das finanças descentralizadas de forma segura e acessível.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo