Notícias

Grupo de Trump solicita clareza nas regras de criptomoedas

O grupo de trabalho sobre criptomoedas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pedido importante: que os reguladores federais esclareçam as regras para a negociação de ativos digitais. Essa ação faz parte de um esforço maior para facilitar a adoção de novos produtos financeiros. A Casa Branca está prestando cada vez mais atenção à economia da blockchain, especialmente após a aprovação de três projetos de lei sobre criptomoedas recentemente.

Esse grupo, que foi criado em janeiro e é liderado por David Sacks, apresentou recomendações que podem mudar o cenário cripto. Entre os pedidos está a urgência para que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) permitam a negociação de ativos digitais em nível federal. Além disso, as regras sobre custódia, negociação e registro precisam ser esclarecidas.

Outro ponto levantado foi a necessidade de acabar com os “atrasos burocráticos” que dificultam a chegada de produtos financeiros inovadores ao mercado. Também há uma solicitação ao Congresso para que reconheça as criptomoedas como uma nova classe de ativos, adaptando as regras fiscais para esse novo cenário.

Esse grupo já está influenciando a maneira como Washington vê e regula o setor de criptomoedas. Mesmo sem ter redigido uma legislação, seu trabalho ajudou a definir recomendações sobre diversos aspectos, como stablecoins e tributação, que estão refletidos nas leis recentemente aprovadas.

Indústria cripto dos EUA comemora regulamentação positiva

A movimentação da administração Trump está ajudando a criar um ambiente mais favorável para a adoção de ativos digitais. Segundo o Atlantic Council, a aprovação das novas leis deve incentivar mais empresas, até bancos, a entrarem no mercado de cripto.

Grandes instituições financeiras, como JPMorgan, Citigroup e Bank of America, já estão fazendo planos para atuar no mercado de stablecoins. Isso pode significar que em breve, os usuários poderão acessar esses produtos diretamente por meio de seus bancos.

Fontes do setor indicam que o GENIUS Act pode ser um divisor de águas para a tokenização de ativos reais. Ele promete eliminar barreiras regulatórias e facilitar o acesso ao dólar digital na nova economia tokenizada.

Michael Sonnenshein, ex-CEO da Grayscale, comentou que essa nova legislação deve atrair empresas que estavam em dúvida sobre se envolver com valores mobiliários tokenizados. Segundo ele, a proteção adicional oferecida pelo GENIUS Act pode finalmente incentivar esses participantes a entrarem no mercado.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo