Leite sanciona PL 63/2024 e Rolante avança com Bitcoin
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deu um passo importante essa semana ao sancionar o Projeto de Lei 63/2024, que teve a deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) como autora. Diferente de El Salvador, onde a adoção do Bitcoin começou como uma decisão governamental, em Rolante a ideia surgiu do vibrante grupo de entusiastas da criptomoeda, liderados por pessoas como Ricardo Stim do movimento “Bitcoin é Aqui em Rolante”.
A Delegada Nadine comentou que Rolante se destaca por ser um polo de inovação no uso de criptomoedas. Com cerca de 500 CNPJs no setor varejista, a cidade já conta com 194 estabelecimentos que aceitam Bitcoin como forma de pagamento. Não é à toa que ela ressaltou: “Esses números são impressionantes e superam grandes centros urbanos, como Porto Alegre, com 104 pontos e São Paulo, que possui apenas 42, segundo o mapa btcmap.org.”
Outro ponto bacana é que Rolante abriga o Bitcoin Spring Festival, um evento anual que reúne apaixonados, empreendedores e líderes do setor para discutir os avanços e desafios que a criptomoeda enfrenta. A realização deste festival mostra como a cidade está se consolidando no cenário global do Bitcoin.
Nadine também destacou que os moradores de Rolante têm adotado o Bitcoin de forma bastante prática. Em vez de converter a criptomoeda para a moeda local, a comunidade usa o Bitcoin diretamente, o que demonstra um entendimento mais profundo sobre seu funcionamento como um meio legítimo de pagamento.
Rolante inspira outras cidades
A experiência de Rolante tem inspirado outras cidades, como Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo. Por lá, a iniciativa de adoção do Bitcoin partiu da comunidade Bitcoin Amantikir, liderada pelo terapeuta holístico Pedro Fadida.
Fadida, que investe em criptomoedas desde 2019, buscou apoio na rede “Bitcoin é Aqui”, que já conseguiu estabelecer 209 comércios amigáveis ao Bitcoin em Rolante. Após uma mentoria com os líderes do movimento, ele procurou a Associação Comercial e Turística de Santo Antônio do Pinhal (Acasap) para ajudar a tornar o projeto realidade.
E não demorou para que a adesão acontecesse, pois o presidente da associação, Jefferson Neves, já reconhecia o potencial do Bitcoin para impulsionar o turismo por meio de iniciativas voltadas para a comunidade de criptoentusiastas.