Bitcoin poderá ser moeda de reserva global, afirma fundador da Binance
Changpeng Zhao, o fundador da Binance, está otimista sobre o futuro do Bitcoin, afirmando que ele pode se tornar uma moeda de reserva global. Durante a conferência Bitcoin Asia, que aconteceu em Hong Kong nos dias 27 e 28 de agosto, ele compartilhou suas visões sobre a evolução das criptomoedas. Entre os participantes do evento, estavam nomes conhecidos como Eric Trump e Adam Back, o CEO da Blockstream.
Embora a conferência asiática não tenha sido tão grande quanto as realizadas nos Estados Unidos, ela reflete a crescente força do Bitcoin no cenário global.
Binance e o Futuro do Bitcoin
Zhao, que já está no universo das criptomoedas há mais de dez anos, fez uma breve análise da trajetória desse mercado. Ele lembrou que até 2017, a conversa girava exclusivamente em torno do Bitcoin. No entanto, com a chegada do Ethereum e dos tokens ERC-20, o panorama começou a mudar. Já em 2021, a febre passou a ser as finanças descentralizadas, conhecidas como DeFi.
Recentemente, ele comentou: “Agora estamos vendo a adoção pela indústria tradicional de finanças, ETFs de Bitcoin.” Para ele, o Bitcoin está em uma trajetória de se tornar a “criptomoeda de reserva global”, um status que Zhao acredita que será alcançado no futuro.
Ele também mencionou a diversidade de blockchains que estão surgindo, cada uma atendendo a propósitos específicos. No entanto, Zhao acredita que, no final das contas, todas essas inovações devem girar em torno do Bitcoin.
A Influência dos EUA na Adoção do Bitcoin
Atualmente, Changpeng Zhao é considerado um dos bilionários mais influentes do mundo, figurando na 22ª posição da lista da Forbes. Suas opiniões são levadas a sério tanto por investidores quanto por especialistas da área e de fora dela.
Quando questionado sobre a chegada de grandes empresas e governos no mercado, ele respondeu de forma positiva. Mencionou que, recentemente, tanto o Bitcoin quanto o Ethereum e o BNB alcançaram novas máximas. “Foi uma surpresa para mim que os EUA conseguiram adotar tantas coisas tão rápido,” disse CZ, elogiando também a equipe de Trump pelo ritmo das inovações que implementaram.
Zhao destacou que, até alguns meses atrás, outros países, como os Emirados Árabes Unidos, estavam na vanguarda. No entanto, ele acredita que os EUA agora estão liderando o caminho em termos de regulamentações e aberturas para o setor.
Além disso, ele mencionou que a CFTC autorizou os americanos a voltarem a utilizar corretoras internacionais de criptomoedas. Segundo ele, “Os EUA têm tanto impacto e influência no mundo que agora todos os outros governos precisam pensar: ‘não podemos ficar muito para trás’.” Ele citou novamente os EAU, Hong Kong e Japão como exemplos de países que devem acompanhar essa evolução.
Zhao também falou sobre tópicos como reservas estratégicas de Bitcoin, ciclos do mercado e outros pontos essenciais. Para quem quer se aprofundar, a gravação completa da palestra pode ser assistida online.