Notícias

Binance busca reduzir monitoramento de conformidade nos EUA

A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está a um passo de firmar um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Essa negociação pode significar o fim do monitoramento externo de conformidade que a empresa enfrenta desde o ano passado. Essa informação veio à tona por meio de uma reportagem da Bloomberg na terça-feira (16), que ouviu fontes próximas à situação.

O monitoramento foi imposto em 2023, quando a Binance aceitou pagar US$ 4,3 bilhões para encerrar acusações sobre evasão de políticas de combate à lavagem de dinheiro. Isso se tornou uma das maiores multas do tipo na história dos EUA. Além do pagamento, a Binance teve que aceitar a supervisão de dois monitores, um do DOJ e outro do Tesouro dos Estados Unidos, que se ocupa do combate a crimes financeiros. Enquanto a fiscalização do Tesouro continua, a do DOJ pode ser encerrada a qualquer momento.

Se essa dispensa for confirmada, a Binance precisará implementar medidas adicionais, como relatórios de conformidade mais rigorosos. Essa possível mudança está inserida em um processo maior de revisão pelo governo americano, que busca entender melhor os custos e a eficácia desse tipo de monitoramento. Outras empresas, como Glencore e NatWest, já tiveram suas exigências de monitoramento suspensas em favor de relatórios internos.

Tradicionalmente, o DOJ impõe esse tipo de fiscalização em casos de corrupção e lavagem de dinheiro, mas as autoridades estão reconhecendo que, em muitos casos, essas medidas podem ser pesadas para as empresas, que já reclamam dos custos. Desde o acordo bilionário, a Binance tem tentado estreitar laços com as autoridades americanas. Seu fundador, Changpeng “CZ” Zhao, até cumpriu quatro meses de prisão por conta do processo e, em uma tentativa de amenizar a situação, chegou a considerar um pedido de perdão presidencial a Donald Trump.

Por enquanto, o DOJ ainda não tomou uma decisão final sobre essa questão, e tanto o órgão quanto a Binance optaram por não comentar sobre as negociações em andamento.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo