PayPal amplia uso de stablecoin PYUSD em novas blockchains
A stablecoin do PayPal, o PayPal USD (PYUSD), deu um grande passo ao se expandir para sete novas blockchains. Essa novidade, impulsionada pela tecnologia de ponta da LayerZero, tem como objetivo aumentar tanto a liquidez quanto a acessibilidade do ativo digital. Com essa expansão, o PayPal quer competir de forma mais direta com os grandes nomes do mercado, como USDT e USDC.
Até agora, o PYUSD estava disponível nas blockchains Ethereum, Solana, Arbitrum e, a partir de hoje, também na Stellar. Agora, ele vai se juntar a mais sete blockchains: Tron, Avalanche, Sei, Abstract, Aptos, Ink e Stable. Além disso, as versões do token já existentes na Berachain (BYUSD) e na Flow (USDF) serão atualizadas para uma nova versão chamada PYUSD0.
Stablecoin do PayPal em novas blockchains
O que fez essa expansão acontecer foi a adoção do padrão de token fungível omnichain (OFT) da LayerZero. Essa tecnologia permite que o PYUSD0 seja totalmente interoperável e fungível com o PYUSD original. Para os usuários, isso significa que eles poderão manter e transacionar a stablecoin em qualquer uma das redes suportadas, sempre garantindo que o seu valor estará atrelado 1:1 ao dólar americano e será resgatável nessa mesma proporção.
David Weber, que cuida do ecossistema do PayPal USD, explicou que o trabalho em parceria com a LayerZero ajudará o PYUSD a “alcançar novos mercados mais rapidamente, mantendo a conformidade desde o início”. Essa estratégia também vai permitir que quem usa carteiras auto-custodiadas consiga mover seus fundos entre as blockchains sem precisar depender de plataformas centralizadas.
O PYUSD foi lançado em 2023, mas ainda é um jogador relativamente pequeno no mundo das stablecoins, com um fornecimento circulante de cerca de 1,9 bilhão de tokens. Isso é apenas uma fração se comparado aos gigantes USDT da Tether e USDC da Circle, que já têm mais de 100 bilhões de tokens em circulação. No entanto, essa expansão e os novos lançamentos, como o “PayPal Links” para pagamentos entre usuários, mostram a determinação do PayPal de se tornar uma força central nos pagamentos digitais.
Competição esquenta
Com essa manobra, o PYUSD entra em competição direta com outras iniciativas omnichain, como o USDT0 da Tether, que também utiliza a tecnologia da LayerZero. O mercado de stablecoins é um dos setores mais dinâmicos e importantes para a adoção das criptomoedas, e a corrida por liquidez e alcance global está mais acirrada do que nunca.
Esse avanço tecnológico se encaixa perfeitamente em um ambiente cada vez mais favorável, especialmente com as novas regulamentações. A aprovação da Lei Genius nos Estados Unidos ajudou a criar um cenário mais claro e seguro para o desenvolvimento dessas inovações, estabelecendo diretrizes que beneficiam os emissores de pagamentos digitais.
Nesse novo panorama, grandes empresas como o PayPal estão demonstrando agilidade para se adaptar, usando seu amplo alcance de usuários para combinar inovação e descentralização e se firmar como protagonistas no futuro dos pagamentos.