Notícias

Brasileiro processa Nubank após golpe de emprego com bitcoin no Telegram

Um brasileiro se viu em apuros após cair em um golpe de emprego falso e decidiu buscar justiça em Curitiba (PR). Ele contou que recebeu uma oferta tentadora para investir em bitcoin, prometendo altos retornos. Diante da fraude, resolveu processar o Nubank.

As mensagens que chegaram até ele vieram pelo Telegram. O golpista pedia que ele enviasse dinheiro via Pix para contas de terceiros, alegando que o investimento poderia gerar ganhos rápidos. A “tarefa” envolvia avaliar hotéis pelo site Booking, algo que parecia inocente à primeira vista.

No dia 24 de abril de 2024, ele relatou que começou a receber as mensagens às 14h31. O texto da sua petição diz: “No dia do ocorrido, fui notificado sobre a possibilidade de ganhar dinheiro. Solicitaram vários Pix para a chave ***38ª5b2309e4a, em nome de Francisco. Depois percebi que me tinha caído em um golpe.”

O esquema exigia que ele se cadastrasse em um site e realizasse várias “missões” para receber comissões. Cada missão vinha acompanhada de um valor a ser depositado, o que, segundo ele, o levou a fazer várias transferências em um curto espaço de tempo, incluindo pagamentos de R$ 300 e R$ 1.200.

Golpe de falso emprego: as táticas usadas

A justiça enfatizou que a versão da vítima, quando ele registrou o Boletim de Ocorrência, levantava algumas questões. Ele declarou ter sido enganado por uma empresa de marketing chamada “Brazil Tour 360”, que “contratava” pessoas para interagir com hotéis na Booking. Ele disse que, após realizar uma tarefa, era solicitado a investir um pouco de bitcoin como parte do processo para poder receber o que lhe era devido.

A situação se tornou um ciclo vicioso. A cada nova tarefa, era necessário fazer um depósito maior para conseguir acessar os saques. Ele menciona que, pelas mensagens e pela forma como as transferências ocorreram, os pagamentos foram feitos “de livre e espontânea vontade”, o que acabou complicando seu argumento.

O juiz do caso, Jucimar Novochadlo, reconheceu que a responsabilidade recaiu sobre a própria vítima. E, como se isso não bastasse, ele decidiu aumentar os honorários do advogado de 10% para 15%, que deveriam ser pagos pelo autor da ação, que ainda buscava reparação.

Uma situação como essa serve de alerta aos brasileiros sobre os riscos que envolvem ofertas que parecem boas demais para serem verdade. Aqueles que se envolvem com promessas de retorno rápido com bitcoin muitas vezes se deparam com fraudes. A cautela é sempre o melhor caminho em tempos de incertezas financeiras.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo