Notícias

Ataque com transação “envenenada” atinge rede Cardano

O preço da Cardano (ADA) teve uma queda significativa na sexta-feira, após a blockchain passar por uma divisão inesperada. Isso aconteceu devido a uma transação de delegação que tinha um formato incorreto, explorando uma falha no software. A situação afetou vários usuários e gerou pedidos de desculpas públicos de quem estava envolvido no erro.

A Intersect, que cuida da governança do ecossistema Cardano, explicou que a confusão começou quando a transação problemática foi aceita por versões mais novas do software, mas rejeitada por versões mais antigas. A Intersect destacou que isso aconteceu por conta de uma falha em uma biblioteca de software que não foi detectada durante o processo de validação. O resultado? A blockchain se dividiu em duas cadeias: uma que continha a transação “envenenada” e outra que não.

Logo pela manhã, Charles Hoskinson, cofundador da Cardano, informou em uma mensagem no Facebook que todos os usuários foram impactados. O token ADA viu uma queda de mais de 6% após o incidente. No sábado, a situação parecia um pouco melhor, com a moeda caindo cerca de 1% nas últimas 24 horas.

O relatório da Intersect revelou que a incompatibilidade resultou em blocos sendo criados em ramificações diferentes da blockchain até que a correção do software fosse implementada. Desenvolvedores e prestadores de serviços trabalharam em uma resposta rápida, instruindo os operadores a atualizarem seus sistemas para se reintegrar à cadeia principal.

A carteira que gerou a transação problemática foi identificada, mas Hoskinson alertou que levará algumas semanas para resolver o problema totalmente. A Intersect fez uma análise forense e descobriu que havia ligações com participantes da era da Incentivized Testnet (ITN). Diante do que parecia ser um ataque cibernético, as autoridades, incluindo o FBI, começaram a investigar a situação.

Horas depois do ocorrido, um usuário chamado Homer J. assumiu a responsabilidade por ter enviado a transação. Ele se desculpou, chamando sua ação de imprudente e afirmando que não teve a intenção de causar mal. Homer disse que buscou reproduzir uma “transação fraudulenta” a partir de instruções geradas por inteligência artificial, sem coordenação com outras pessoas ou qualquer intenção de lucro.

A Intersect tranquilizou os usuários, confirmando que nenhum fundo foi perdido e a maioria das carteiras de varejo não foi afetada, pois estavam operando de forma segura. Hoskinson também ressaltou que, apesar das dificuldades, a rede não parou de funcionar. Durante o incidente, a produção de blocos continuou em ambos os lados da divisão, e algumas transações foram realizadas em ambas as cadeias.

De fato, situações como essa são complexas, mas demonstram a necessidade de estar atento às nuances do funcionamento das blockchains e os riscos que podem surgir.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo