Notícias

ETF combina Bitcoin, ouro e metais preciosos para investidores

Uma das grandes novidades no universo das criptomoedas vem da Bitwise, que lançou um produto bastante interessante. Trata-se de um ETF, ou fundo de índice, que acompanha o preço do bitcoin, ouro e prata, além de ações de mineradoras e outros metais preciosos. O lançamento aconteceu no dia 22 de janeiro e é conhecido como Bitwise Proficio Currency Debasement ETF, com ticker BPRO. Este fundo já está disponível no mercado financeiro.

A ideia por trás desse novo ETF é oferecer uma alternativa para os investidores que estão preocupados com a desvalorização das moedas tradicionais, ou fiduciárias. Matt Hougan, que é o diretor de investimentos da Bitwise, afirma que durante anos as pessoas tinham uma estratégia clássica de contar com ações e títulos. Porém, essa abordagem tem enfrentado desafios em um cenário de expansão monetária rápida.

Para ele, ao unir a escassez histórica do ouro com a escassez digital moderna do bitcoin, o BPRO se torna uma forma inovadora de proteção contra a desvalorização constante das moedas. Ele acredita que essa combinação de ativos tangíveis pode ser a peça que faltava na carteira de muitos investidores.

Ativos que se valorizam com a queda do poder de compra

O BPRO adota uma abordagem ativa de investimentos, escolhendo ativos que tendem a valorizar quando as moedas fiduciárias perdem valor. Além do bitcoin, o fundo inclui ouro, prata, paládio, platina e ações de mineradoras.

À medida que o mercado muda, o fundo ajustará suas posições. Por isso, ele se baseia na experiência da Bitwise em ativos digitais e na sólida expertise da Proficio em metais preciosos. O objetivo é garantir que pelo menos 25% do portfólio esteja em ouro, enquanto diversifica em outros metais e mantém o bitcoin como a única moeda digital.

Bob Haber, CIO da Proficio, ressalta que, apesar do ótimo desempenho histórico, o ouro ainda é subutilizado nas carteiras de investimento. Para se ter uma ideia, os ETFs de ouro representam apenas 0,17% dos ativos financeiros privados, segundo dados do Goldman Sachs.

Ele ainda complementa que a desvalorização das moedas não é só uma preocupação teórica; ela afeta diretamente o poder de compra a cada dia. O BPRO vem para responder a essa necessidade, equilibrando a proteção entre metais preciosos e ativos digitais, o que pode ser uma boa estratégia para quem busca preservar seu patrimônio em tempos de volatilidade econômica.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo