Notícias

OpenAI alerta usuários sobre segurança ao rejeitar tokens da Robinhood

A OpenAI fez um alerta importante na quarta-feira, deixando claro que os tokens distribuídos pela plataforma Robinhood para usuários na União Europeia não são títulos de propriedade da empresa. Em um comunicado nas redes sociais, a equipe disse: “Não estamos envolvidos nisso e não endossamos. Qualquer transferência de participação acionária na OpenAI deve passar pela nossa aprovação, e até agora, não aprovamos nada. Portanto, fiquem atentos!”

Recentemente, a Robinhood começou a distribuir, na segunda-feira, um valor de US$ 5 em tokens da OpenAI e da SpaceX para seus clientes na Europa. Essa ação faz parte da estratégia da empresa de explorar o comércio de ações tokenizadas, que inclui o lançamento de uma nova rede blockchain para facilitar essas transações.

Os representantes da Robinhood afirmaram em uma declaração que essa distribuição foi voltada especificamente para “clientes europeus elegíveis”. Eles ressaltaram que esses tokens oferecem aos investidores uma forma de acesso a mercados que normalmente seriam considerados privados, graças à exclusividade proporcionada por uma participação acionária em uma empresa chamada “vehicle de propósito específico”.

O cofundador da OpenAI e SpaceX, Elon Musk, não perdeu a oportunidade para criticar a estrutura corporativa da OpenAI, chamando a participação acionária de “falsa” em uma postagem no X. Musk deixou o conselho da OpenAI em 2018 e, desde então, expressou suas preocupações sobre a mudança de um modelo sem fins lucrativos para um voltado ao lucro, embora tenha alegado que a OpenAI desviou ativos filantrópicos para interesses pessoais.

Robinhood inova com negociação de ativos tokenizados

A Robinhood revelou planos para introduzir a negociação de ações tokenizadas para seus clientes europeus em maio de 2025. No entanto, ainda não há confirmação de quando essa novidade chegará aos Estados Unidos.

Durante o evento Consensus 2025 em Toronto, Johann Kerbrat, vice-presidente sênior da Robinhood Crypto, destacou que a tokenização de ativos reais na plataforma pode ajudar a promover a inclusão financeira. Essa iniciativa faz parte de um movimento maior das exchanges de criptomoedas que buscam integrar ações, títulos e outros ativos financeiros, borrando as fronteiras entre as finanças tradicionais e digitais.

A Robinhood acredita que a tokenização pode tornar acessíveis classes de ativos que antes estavam restritas a investidores bem-sucedidos, como o capital privado e os investimentos em imóveis comerciais. Isso geralmente é proibitivo para o investidor comum, que não possui os milhões necessários para se qualificar nesses mercados.

A empresa anunciou oficialmente o lançamento de sua nova rede blockchain e da negociação de ativos tokenizados em um evento realizado em Cannes, França. O CEO, Vlad Tenev, expressou confiança no futuro das criptomoedas: “Cripto é muito mais do que um ativo especulativo; tem potencial para se tornar a espinha dorsal do sistema financeiro global.”

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo