A IA autônoma deve se tornar a principal usuária da Ethereum
Um novo horizonte se abre para o comércio eletrônico na Ethereum, e você pode se surpreender com o que está vindo por aí. Agora, temos os agentes autônomos, que são programas alimentados por inteligência artificial (IA). Eles podem pensar e até fazer transações sem precisar da ajuda humana. Essa inovação acontece graças a um padrão HTTP que há muito tempo estava adormecido, mas que foi recentemente ativado na blockchain.
Estamos falando do status HTTP 402, que significa “Pagamento Requerido”. Esse conceito existe há 30 anos e, com a Proposta de Melhoria da Ethereum 3009, possibilita que esses agentes façam transferências de stablecoins de forma autônoma. Isso foi compartilhado pela Fundação Ethereum, em um post que inclui insights de membros da Coinbase, Kevin Leffew e Lincoln Murr.
Os dois comentaram que esses agentes autônomos podem se tornar os “maiores usuários” da Ethereum. A Coinbase já colocou em prática o HTTP 402 por meio do que chamam de “protocolo de pagamentos x402”, disponível no GitHub da plataforma. Essa inovação promete mudar bastante o cenário, pois agora os agentes de IA podem acessar seus fundos sozinhos para pagar por serviços, eliminando a necessidade de humanos para gerenciar dados, armazenamento e computação.
Assim, imagine táxis autônomos que conseguem cobrir seus próprios custos ou modelos de IA que criam conteúdo quando acionados. Isso tudo é possível com a utilização de stablecoins que garantem o armazenamento permanente de dados.
Tão simples quanto uma máquina de venda automática
Leffew e Murr fazem uma comparação interessante: o processo é como usar uma máquina de venda automática. Um agente de IA recebe uma solicitação HTTP 402, assina uma transação e faz o pagamento. É simples, uma troca de informações rápida e eficiente, sem a necessidade de contas complicadas.
Ethereum é o melhor ajuste para HTTP 402
Para Leffew e Murr, a Ethereum se destaca como a blockchain ideal para implementar o HTTP 402. Isso porque a camada de liquidação sem confiança da Ethereum torna o processo de faturamento e contestação de cobranças muito mais eficiente do que os métodos tradicionais. Eles comentam que o sistema precisa de pagamentos atômicos, políticas programáveis e carteiras que se conectam com facilidade. E, adivinha? A Ethereum e as stablecoins oferecem tudo isso.
Agentes de IA já estão sendo utilizados via HTTP 402, EIP 3009
Desenvolvedores já estão testando o HTTP 402 na prática. A Hyperbolic Labs, por exemplo, o implementou em seu modelo de linguagem, enquanto a Prodia Labs utiliza essa tecnologia para gerar conteúdo em imagem e vídeo. Leffew e Murr ressaltam que o verdadeiro poder do x402 está no fato de os agentes poderem não apenas pagar, mas também encadear serviços de forma autônoma, criando ciclos econômicos completos.
Com tudo isso, as possibilidades são vastas, e o futuro do comércio eletrônico na Ethereum parece promissor.