Notícias

Ações de mineração de bitcoin sobem com dados de emprego fortes

As ações das empresas que mineram criptomoedas vêm subindo forte nas últimas semanas, mesmo com uma pequena correção ocorrida na quinta-feira. Esse movimento se deu em boa parte por sinais de que a economia dos Estados Unidos pode levar a um “pouso suave”, de acordo com o Federal Reserve.

Só para você ter uma ideia, ações de empresas como Riot Platforms (RIOT), Hive Digital (HIVE) e Hut 8 (HUT8) tiveram aumentos de 13% a 28% nas últimas quatro sessões de negociações. Os mercados americanos fecharam mais cedo na quinta-feira, por conta do feriado da Independência, o que também movimentou esses números.

Na quinta-feira, uma boa notícia trouxe um ânimo extra: o relatório de folhas de pagamento nos EUA mostrou uma criação de 147 mil novos empregos em junho, e a taxa de desemprego recuou de 4,3% para 4,1%. Porém, mesmo com esse explosão de otimismo, várias mineradoras de capital aberto acabaram devolvendo parte dos seus ganhos.

Outro ponto interessante foi o desempenho do ETF (fundo negociado em bolsa) de Transformação Digital da VanEck. Esse fundo acompanha 24 empresas de ativos digitais que estão listadas na bolsa, incluindo gigantes como Coinbase e algumas mineradoras. Na quinta-feira, seu valor subiu até 3,2%. No acumulado do ano, esse ETF já registrava uma alta superior a 20%.

Mineradoras de Bitcoin e o mercado de ações

E a alta nas ações de mineração de Bitcoin não ficou apenas na bolha das criptomoedas. Esse rali reflete uma tendência maior no mercado de ações, fazendo com que índices importantes, como o S&P 500 e o Nasdaq Composite, atingissem novas máximas históricas.

Enquanto os números de empregos foram melhores do que esperado, alguns economistas apontam que a diminuição na força de trabalho pode estar ligada a restrições na imigração, o que estaria apertando a oferta de mão de obra.

Recentemente, o preço do Bitcoin chegou a tocar a marca de US$ 110.541, antes de recuar um pouco. Após essa alta, o ativo ainda acumulou um crescimento de quase 2% em apenas uma semana.

Embora esse relatório de empregos possa indicar que cortes de juros não devem acontecer tão cedo, o cenário econômico ainda parece favorável para reduções de juros futuramente. Segundo Matt Mena, um estrategista de pesquisa da 21Shares, esse ambiente favorece o crescimento dos ativos digitais. Ele frisou que a expectativa de taxas de juros mais baixas, uma melhora no apetite ao risco e uma maior clareza regulatória podem ser benéficas para o setor.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo