Notícias

Analista acredita que Bitcoin não alcançará pico em 2023

Traders que acreditam que o Bitcoin vai alcançar seu preço máximo até o final do ano podem estar se enganando, segundo um analista do setor. Muitas previsões têm sido feitas sobre o BTC nos últimos dias, mas uma visão mais crítica trouxe à tona algumas questões importantes.

PlanC, um analista reconhecido, comentou nas redes sociais que quem pensa que o Bitcoin tem que atingir o pico no último trimestre não compreende bem os princípios da estatística. Ele fez uma analogia interessante, comparando essa crença a jogar uma moeda e sair cara três vezes seguidas. “A quarta jogada não tem obrigatoriedade de ser cara, assim como não temos garantias sobre o Bitcoin”, esclareceu.

O que ele quer dizer é que confiar apenas nos três ciclos de halving anteriores pode não fornecer fundamentos sólidos para tais previsões. Há uma discussão no ar sobre a relevância do ciclo de halving, especialmente agora que empresas estão adotando Bitcoin em suas tesourarias e o mercado está se aquecendo com ETFs – Fundos de Índice que permitem investir em Bitcoin diretamente.

### Nenhuma “razão fundamental” para o Bitcoin atingir o topo no 4º trimestre

PlanC ainda argumentou que não existem razões fundamentais que garantam que o Bitcoin alcançará seu pico no quarto trimestre de 2025. Ele ressaltou que, historicamente, o último trimestre costuma ser lucrativo para a criptomoeda, com um retorno médio de 85,42% desde 2013. Mesmo assim, ele acredita que essa expectativa se baseia mais em uma profecia autorrealizável do que em dados concretos.

No entanto, se o ciclo de halving ainda estiver em jogo, analistas já alertaram que o Bitcoin pode iniciar uma tendência de baixa já em outubro, acirrando ainda mais as discussões entre os traders sobre o que vem pela frente.

### Setor debate se mercado de alta continuará até 2026

Recentemente, o CEO da Canary Capital, Steven McClurg, levantou a possibilidade de que há mais de 50% de chance de o Bitcoin alcançar a faixa de 140 a 150 mil dólares ainda neste ano, antes que um novo mercado de baixa se estabeleça. Em contrapartida, outros analistas acreditam que o ciclo de alta vai se estender até 2026.

O diretor de investimentos da Bitwise, Matt Hougan, por exemplo, falou sobre suas apostas para que 2026 seja um ano de alta. Enquanto isso, algumas previsões ousadas apontam que o Bitcoin pode até chegar a US$ 250.000 antes de 2025 acabar. Em abril, Arthur Hayes, cofundador da BitMEX, foi um dos que fez essa projeção, e em maio, Joe Burnett, diretor de pesquisa da Unchained, seguiu a mesma linha.

O cenário está agitado e os traders continuam a avaliar suas estratégias enquanto o mercado de criptomoedas se desenvolve.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo