Notícias

B3 aumenta horário de negociação para futuros de criptomoedas em outubro

A partir de outubro, a Bolsa de Valores do Brasil, conhecida como B3, vai estender o horário de negociação dos contratos futuros de criptomoedas. Isso inclui as tão populares Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Solana (SOL). Agora, você poderá comprar e vender esses ativos diariamente entre 8h e 20h. A novidade foi revelada por Marcos Skystimas, que é diretor de produtos listados da B3, em um painel na Expert XP 2025.

O futuro da B3 parece bem promissor: a ideia é que, em algum momento, as negociações aconteçam 24 horas por dia. Isso vai trazer a operação da bolsa para mais perto do que já acontece no mercado de criptomoedas fora do ambiente tradicional. Atualmente, os contratos futuros de cripto na B3 funcionam das 9h às 18h30.

Skystimas também mencionou que a B3 está analisando a inclusão de mais criptomoedas na sua plataforma e até mesmo o lançamento de novos contratos futuros para ativos como petróleo. Ele ressaltou que há períodos em que os produtos têm liquidez melhor, e um horário mais extenso pode ajudar a atender a demanda dos investidores.

Ele trouxe um exemplo interessante: com a ampliação do horário de negociação, investidores de outros países, como os da Ásia, teriam a chance de participar do pregão no Brasil. Isso se liga à ideia de oferecer mais liquidez, especialmente em momentos de alta volatilidade.

Além disso, Skystimas falou sobre a redução do tamanho dos contratos de Bitcoin, que agora ficam em valores em torno de US$ 1 mil, bem abaixo do que costumava ser, cerca de US$ 60 mil. Ele observou que essa mudança ajudou a aumentar em 20% o número de investidores que operam diariamente na B3.

Uma parte importante que ele destacou foi sobre os spreads, que são as diferenças de preço entre o que a corretora compra e o valor que você, como cliente, paga. Ele garantiu que operar futuros na B3 pode ser mais vantajoso financeiramente do que em outras exchanges, com custos que podem ser de 50 a 70 vezes mais baixos em certos momentos.

Essas mudanças refletem o esforço da B3 em se adaptar e atender cada vez melhor os investidores que buscam maior flexibilidade e opções no mercado de criptomoedas.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo