Notícias

Bitcoin avança 2,2% com sinais de corte de juros nos EUA

O Bitcoin ganhou força recentemente após o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA anunciar que o Índice de Preços ao Produtor (PPI) caiu 0,1% em agosto. Essa notícia indica uma pressão menor sobre os produtores para aumentar os preços, o que eleva as expectativas para um possível corte de juros pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano.

Na quarta-feira (10), o Bitcoin valorize 2,2% após a divulgação dos dados econômicos, sendo cotado a US$ 113.681. Com isso, ele supera em 2,3% o preço registrado na mesma data da semana anterior, embora ainda se mantenha 5,7% abaixo do valor de um mês atrás. O Ethereum também se beneficiou da notícia e subiu 1,2%, atingindo US$ 4.377.

Por outro lado, o governo dos EUA ressaltou que o PPI “principal”, que exclui categorias como alimentos e energia, subiu 0,3% em relação ao mês anterior. Essa foi a maior alta desde março, levando a taxa anual do núcleo para 2,8%. Isso sugere que, mesmo com uma inflação controlada nos bens, as pressões de preços ainda estão presentes.

James Toledano, diretor de operações da Unity Wallet, comentou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que será divulgado amanhã, pode trazer volatilidade aos mercados. “Um CPI abaixo do esperado geralmente gera otimismo e impulsiona as criptomoedas. Já dados mais otimistas podem provocar quedas”, disse. Ele lembrou que o histórico mostra que o mercado é bastante sensível a dados de inflação, refletindo a busca por riscos.

Quando o clima do mercado leva os traders a ficarem mais cautelosos, há uma tendência de migração para investimentos mais conservadores, como os títulos do Tesouro.

Toledano destaca que o Índice de Medo e Ganância das Criptomoedas será uma ferramenta importante para entender a postura dos traders antes da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). No momento, a leitura de ganância caiu de 70 para uma posição neutra, com o índice marcando 49.

Faltando uma semana para a decisão do FOMC sobre as taxas de juros, o que se observa não é se haverá um corte, mas sim qual será a magnitude desse corte. Dados da ferramenta CME FedWatch indicam que 88% dos investidores esperam um corte de 25 pontos percentuais, enquanto 12% apostam em um corte de 50 pontos.

“Os próximos dados sobre empregos não agrícolas, a taxa de desemprego e as reuniões do FOMC serão decisivos para o mercado. Mudanças na política monetária costumam causar volatilidade imediata nas criptomoedas”, concluiu Toledano.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo