Notícias

Bitcoin pode ser impactado pelo anúncio do presidente do Fed

Os investidores de Bitcoin estão de olho nas decisões do Federal Reserve, especialmente em relação à possível nomeação de um novo presidente que possa trazer uma abordagem mais favorável. O economista Alex Krüger destaca que essa mudança pode impactar diretamente o mercado de criptomoedas.

Os traders estão animados com a expectativa de um primeiro corte de juros do Fed este ano, programado para setembro. Isso poderia criar um ambiente mais otimista para o Bitcoin, e um novo líder no Fed pode impulsionar ainda mais os preços.

Expectativas de cortes em setembro

Krüger expressou confiança nas mudanças que podem acontecer no Federal Reserve, criando uma política monetária mais branda. Ele acredita que essas expectativas passarão a ser consideradas assim que Donald Trump anunciar seu candidato para substituir Jerome Powell. O atual mandato de Powell termina em maio de 2026, e Trump já está apresentando nomes para essa posição.

A política monetária do Fed tem grande influência não só nas taxas de juros, mas também no comportamento do mercado. Isso afeta o apetite dos investidores por riscos e pode levar a uma postura mais conservadora ou mais ousada.

No último mês, o Bitcoin atingiu uma nova máxima histórica de US$ 124.128, mas na sequência sofreu uma queda de 6%, retornando a cerca de US$ 115.150.

Recentemente, notícias indicaram que a administração Trump está considerando 11 candidatos para suceder Powell. Entre os nomes cogitados estão David Zervos, da Jefferies, Rick Rieder, da BlackRock, e Larry Lindsey, ex-governador do Fed. A lista pode estar sendo reduzida, e um anúncio pode ocorrer em breve.

Relação conturbada entre Trump e Powell

A relação entre Trump e Powell tem sido marcada por tensões. Trump frequentemente critica a hesitação do Fed em cortar os juros. Em uma de suas declarações, chegou a dizer que “a demissão de Powell não pode acontecer rápido o suficiente.” A pressão de outros políticos, como o senador da Flórida Rick Scott, também reforça essa ideia de que é hora de uma nova liderança no Fed.

Krüger acredita que o Fed fará um corte de juros na reunião programada para 17 de setembro, uma expectativa que vem sendo compartilhada por boa parte do mercado. Na verdade, 83,9% dos participantes apostam em um corte, segundo dados da CME FedWatch Tool.

Na sexta-feira, David Duong, da Coinbase Institutional, comentou sobre a significativa quantidade de capital varejista ainda disponível, que pode ser liberado com um possível afrouxamento das políticas do Fed. Isso poderia facilitar uma maior participação do investidor de varejo no futuro.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo