Busca por stablecoins atinge recorde de US$ 272 bilhões
Dados recentes mostram que o interesse em stablecoins atingiu um nível recorde, especialmente agora com novas regulamentações sendo aprovadas. O aumento na emissão e na oferta dessas moedas digitais tem atraído a atenção de diversas instituições, que buscam lançar suas próprias versões tokenizadas de dinheiro tradicional.
O pico anterior em buscas por stablecoins aconteceu em maio de 2022, logo após a queda da stablecoin algorítmica Terra (USTC) e o colapso do seu ecossistema, a Luna. Porém, as recentes pesquisas revelam que a busca ganhou força novamente em junho e julho, especialmente após a adição da Lei Guiding and Empowering Nation’s Innovation for US Stablecoins (GENIUS) em julho.
“Parece que as pessoas estão começando a perceber o potencial delas”, comentou um analista cripto, conhecido como “The DeFi Investor”. Ele ainda pontuou que as stablecoins têm o poder de trazer “o primeiro bilhão de pessoas para o mundo das criptos”.
Crescimento parabólico das stablecoins
A empresa de gestão de ativos Bitwise fez um comentário interessante sobre o movimento das stablecoins: “Elas estão indo em parábola”. E não é para menos, pois tanto a capitalização de mercado quanto as transações estão batendo recordes. A capitalização total das stablecoins chegou a US$ 272 bilhões, o que corresponde a aproximadamente 7% do mercado cripto como um todo, segundo a CoinGecko.
A maioria dessas moedas, cerca de 98%, está atrelada ao dólar americano. A Tether, uma das stablecoins mais conhecidas, é a líder do mercado com uma participação impressionante de 60%.
Proteção contra a volatilidade das criptos
A demanda por stablecoins também tem crescido porque elas estão sendo vistas como uma “proteção contra a volatilidade” comum no mundo das criptomoedas. Nassar Al Achkar, diretor de estratégia da exchange CoinW, destacou que essas moedas são muito úteis para pagamentos internacionais e se tornam um porto seguro em tempos de incerteza no mercado.
Ele mencionou que muitas instituições estão começando a divulgar seus planos de lançar stablecoins, o que mostra como o mercado está evoluindo. “Enquanto algumas empresas buscam estratégias de reservas digitais, outras estão focadas em criar suas próprias stablecoins para atender aos interesses dos investidores de uma forma mais segura e conectada ao universo cripto.”