Notícias

Citadel provoca debate ao solicitar regulação de DeFi pela SEC

O embate entre a comunidade tradicional da economia e o setor das criptomoedas ganhou um novo capítulo. Recentemente, a Citadel Securities, conhecida fornecedora de liquidez, enviou uma carta à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) pedindo que as plataformas de finanças descentralizadas, ou DeFi, sigam regras similares às das bolsas de valores e corretoras.

Na carta, a Citadel expressou suas preocupações. A empresa argumenta que dar uma grande isenção para a negociação de ações tokenizadas através de protocolos DeFi criaria dois sistemas regulatórios diferentes para o mesmo ativo. Além disso, segundo a Citadel, ter regras distintas para plataformas DeFi favoreceria uma tecnologia em detrimento de outras.

A companhia destaca que muitos protocolos de DeFi agem, na prática, como bolsas de valores. Isso porque eles utilizam algoritmos para conectar compradores e vendedores, em vez de intermediações humanas. Outros, segundo a Citadel, funcionam como corretoras ao receber compensações com base nas transações realizadas.

Para eles, é essencial que as regras de proteção ao investidor, que garantem a justiça e a eficiência dos mercados financeiros, sejam aplicadas também às inovações como a tokenização.

Reação do setor DeFi

Após a publicação da carta, vozes destacadas da comunidade cripto reagiram. Hayden Adams, fundador da Uniswap, criticou duramente Ken Griffin, CEO da Citadel. Adams disse que parece natural que um líder de um mercado tradicional não aprecie tecnologias que democratizam o acesso e podem desburocratizar a liquidez.

A CEO da Blockchain Association, Summer Mersinger, também se manifestou. Ela pediu que a SEC rejeitasse a proposta da Citadel, afirmando que tratar desenvolvedores de software como intermediários financeiros prejudicaria a competitividade dos EUA e, ainda, poderia levar a inovação para fora do país. Para Mersinger, essa abordagem não traria proteção real ao investidor e dificultaria a evolução do setor.

Esses conflitos evidenciam a tensão entre os modelos financeiros tradicionais e as inovações trazidas pelas criptomoedas e tecnologias descentralizadas. Em um mundo em rápida transformação, o diálogo e a regulação equilibrada se tornam essenciais.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo