Notícias

Citi e Coinbase firmam parceria para explorar stablecoins

Nesta segunda-feira, 27, o banco Citi e a corretora Coinbase anunciaram uma parceria bem interessante. O objetivo? Acelerar a adoção das stablecoins, que são criptomoedas atreladas a ativos estáveis, como o dólar. Embora os detalhes ainda sejam escassos, as empresas afirmam que estão unindo forças para criar soluções de pagamento inovadoras para grandes instituições.

Um relatório recente do Citi sugere que o mercado de stablecoins pode crescer de forma impressionante, alcançando a marca de US$ 4 trilhões até 2030, um aumento de 14 vezes em relação aos tamanhos atuais. Esse crescimento deve atrair mais pessoas, pois as stablecoins são vistas como uma alternativa mais segura em comparação com criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, que são mais voláteis.

A Coinbase, por sua vez, não pára por aí. Em setembro, fechou uma parceria com a Cloudflare para o projeto x402, que foca em soluções de pagamento com a ajuda de inteligência artificial. Essa grande movimentação das empresas sinaliza um forte avanço em direção à digitalização do dinheiro.

Citi e Coinbase: uma união pela digitalização

A parceria entre o Citi e a Coinbase visa melhorar o fluxo de dinheiro digital e desenvolver soluções de pagamento usando stablecoins. Ambas as empresas têm um foco claro em facilitar as transações financeiras.

O Citi já possui uma ampla rede de compensação, atuando em 94 mercados globais, e pretende usar essa estrutura para implementar as inovações que surgirão dessa colaboração. Um dos principais objetivos é explorar como as stablecoins podem ser utilizadas de forma mais eficaz, tanto na entrada quanto na saída de dinheiro digital.

O que está em jogo?

  • Facilitar o uso de ativos digitais para os clientes do Citi.
  • Explotar o potencial das stablecoins em pagamentos.
  • Melhorar as opções de entrada e saída (on/off-ramps) de dinheiro digital.

Neste contexto, o Citi já está oferecendo serviços como o ‘Citi Token Services’ e o ‘USD Clearing 24/7’ para clientes institucionais, o que mostra que eles estão se preparando para uma evolução no setor financeiro.

O chefe de Pagamentos e Serviços do Citi, Debopama Sen, comentou que “o cenário financeiro está mudando rapidamente”. Ele expressou entusiasmo em trabalhar com a Coinbase, com a expectativa de explorar opções inovadoras de pagamento para seus clientes em todo o mundo. A ideia é que essas inovações tornem os ativos digitais cada vez mais parte do dia a dia das pessoas e empresas.

Enquanto novas informações sobre o desenvolvimento de produtos surgem, fica claro que essa colaboração representa um passo significativo na direção da digitalização do dinheiro e na popularização das stablecoins.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo