Controle de criptomoedas em destaque no julgamento de Roman Storm
Promotores dos EUA estão prestes a encerrar o caso contra Roman Storm, cofundador e desenvolvedor da Tornado Cash. Na quarta-feira, um agente do IRS, Stephan George, deu seu depoimento, revelando que analisou transações em exchanges de criptomoedas como a Crypto.com e a Binance.
George afirmou que Storm tinha controle sobre fundos que passaram por uma conta vinculada à Binance, destinada a contratos inteligentes da Tornado Cash. Essa declaração se baseia em conversas entre Roman Storm e seus colegas, Alexey Pertsey e Roman Semenov. A defesa de Storm tentou refutar essa alegação, buscando excluir o depoimento de George, afirmando que ele não era qualificado para falar sobre rastreamento de criptomoedas, especialmente em relação aos fundos roubados que passaram pela Tornado Cash.
Os advogados de Storm mencionaram que, em pesquisas anteriores, não havia evidências de que os fundos mencionados realmente foram enviados para o mixer, sugerindo que podem solicitar a anulação do julgamento. Eles argumentaram que, embora o agente tivesse experiência contábil, isso não significa que ele podia atribuir controle sobre as carteiras ao suposto hacker, já que a identificação das contas está em disputa.
Um dos pontos centrais do caso é se Storm poderia controlar a Tornado Cash para evitar a lavagem de dinheiro, como os promotores alegam. O governo também espera trazer mais depoimentos sobre se Storm teria alterado a plataforma para desencorajar atividades ilegais, embora os depoimentos até agora tenham focado mais nas respostas do mixer a sanções.
Advogados de defesa se preparam para apresentar seu caso
Storm se vê enfrentando acusações pesadas, incluindo lavagem de dinheiro e operação de um transmissor de dinheiro não licenciado. Os promotores estão otimistas e afirmaram que devem concluir seu caso na quinta-feira, antes do almoço. Esse momento dará espaço para a defesa de Storm começar a se manifestar.
Os advogados de Storm planejam chamar de duas a três testemunhas, incluindo médicos e até mesmo um perito da Chainalysis, para fortalecer sua argumentação. O clima no tribunal segue tenso, mas a defesa está se organizando para apresentar uma narrativa convincente.