Notícias

Crescimento de interesse por Ethereum pode indicar exaustão de compradores de Bitcoin

O interesse dos investidores por criptomoedas ganhou força esta semana, com um olhar especial nas altcoins. Essa movimentação está fazendo os analistas acreditarem que a fase de euforia do Bitcoin pode estar chegando ao fim. De acordo com Max Shannon, da Bitwise, o índice de sentimento do mercado cripto subiu de 0,23 para 0,91 em apenas uma semana.

As pesquisas no Google por altcoins e Ethereum também estão em alta, atingindo níveis que não víamos há anos. Esse cenário é semelhante a momentos de baixa nos mercados anteriores e pode indicar que os investidores estão, cada vez mais, voltando sua atenção para essas alternativas ao Bitcoin, especialmente depois que a moeda digital atingiu uma máxima histórica de mais de US$ 124.000.

Esse movimento pode ser interpretado como um “comportamento clássico” marcado por uma especulação excessiva, como indicou Shannon. Quando falamos de exaustão dos compradores, estamos nos referindo a um momento em que as vendas começam a superar as compras, o que pode trazer uma correção nos preços do Bitcoin à medida que o capital se desloca para outras criptomoedas.

Recentemente, o Bitcoin caiu para menos de US$ 118.000, enquanto investidores digeriam as palavras de Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, que havia afirmado que o governo não tinha planos de adquirir mais Bitcoin para sua reserva estratégica. Supostamente, essa declaração causou certo alvoroço no mercado.

Mais tarde, Bessent se retratou, afirmando que o Tesouro ainda está avaliando maneiras de adquirir BTC de forma neutra em termos fiscais. Ele reiterou o compromisso de expandir a reserva de Bitcoin e de tornar os EUA uma “superpotência do Bitcoin”.

O Índice de Medo e Ganância das Criptomoedas também apresentou mudanças nos últimos dias, passando de uma zona de “ganância” para “neutra”, caindo para 59. Apesar dessa leve deterioração, o sentimento dos investidores ainda é considerado “elevado”, embora ainda sem atingir o ponto de euforia. Segundo Stella Zlatareva, da Nexo, isso deixa espaço para uma continuidade da tendência, desde que o cenário macroeconômico não se complique demais.

Houve também boas notícias na política, como o prazo da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) para decidir sobre o ETF de Solana, indicando que a narrativa de alta permanece forte.

A exaustão dos compradores pode anteceder o rali das altcoins em setembro

Embora a possibilidade de uma correção mais ampla no mercado cripto ainda exista durante este período de baixa atividade, muitos especialistas acreditam que setembro pode trazer um rali considerável para as altcoins. David Duong, da Coinbase, mencionou que as condições atuais sugerem uma possível mudança em direção a uma “temporada de altcoins”.

Essa “temporada” ocorre quando pelo menos 75% das 50 maiores altcoins superam o desempenho do Bitcoin em um período de 90 dias. Recentemente, o índice de temporada de altcoins subiu de 33 para 42, mas ainda não atingiu 75, que é considerado o marco para indicar o início dessa fase.

Nos momentos em que os preços do Bitcoin e do Ether se estabilizam, isso pode ser uma ótima oportunidade para as altcoins começarem a subir. Michaël van de Poppe, da MN Trading Capital, acredita que o potencial de alta é significativo, podendo ter aumento de 100% a 150% nas primeiras movimentações.

Acompanhar essas tendências pode ser fundamental para quem deseja entrar nesse mercado e explorar as possibilidades que ele oferece.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo