CVM aprova projeto com XRP Ledger para melhorar mercado secundário
Na última semana, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou oito projetos selecionados para o seu Laboratório de Experimentação, Aprendizado e Prototipagem, conhecido como LEAP. Entre esses projetos, um que chama a atenção utiliza a exchange descentralizada (DEX) da rede XRP Ledger (XRPL) para melhorar as transações no mercado secundário de crowdfunding.
Esse projeto é desenvolvido pela VERT Capital, uma empresa focada em securitização e gestão de fundos. Ela já possui uma plataforma que usa blockchain para gerenciar operações de crédito privado, construída sobre o XRPL, uma tecnologia pública criada pela Ripple para tokenizar ativos reais.
A plataforma da VERT, que foi lançada em julho, visa digitalizar as operações de securitização e fundos, mantendo registros por meio da tecnologia onchain. Uma de suas primeiras ações foi a emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), totalizando R$ 700 milhões.
O LEAP tem como objetivo impulsionar soluções tecnológicas para enfrentar os desafios do mercado de capitais brasileiro e é uma parceria entre a CVM, o Laboratório de Inovações Financeiras (LAB) e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). Os projetos selecionados vão de startups a universidades, todos podendo enviar suas propostas até o fim de junho.
A CVM espera que os projetos estejam em estágios iniciais de desenvolvimento, entre as fases de “ideação” e “criação de protótipo funcional”. Ao final, cada projeto deve apresentar uma solução em forma de protótipo, além de um relatório técnico sobre o que foi desenvolvido.
Temas e Projetos Selecionados
No tema de Integração para mercado secundário de crowdfunding, temos:
- Agente de integração para negociação de crowdfunding (B3)
- Utilização da DEX da rede XRPL (VERT Capital)
- GoID – Identidade financeira digital para facilitar acesso ao crowdfunding (goAssets)
Já no Desafio: Integração e transparência para o mercado de carbono, destaca-se:
- Infraestrutura de mercado de registro e negociação de créditos de carbono (B3)
Para o Desafio: Soluções para o reporte de sustentabilidade, a aposta é:
- Nettie Zero – Plataforma de IA para automação regulatória (Nettie)
No Desafio: Automação para compliance regulatório, a novidade é:
- RegMatch – Ferramenta que utiliza processamento de linguagem natural e machine learning para entender regulamentos de fundos de investimento (Iaas Consultoria e Serviços)
Para a IA na supervisão do mercado, apresenta-se:
- LOUIS – Solução de IA para análise de dados não estruturados (BDM)
Por fim, no Desafio: Soluções para suitability do investidor:
- Open Suitability – Avaliação de perfil de investidor com base em dados objetivos e subjetivos (Bradesco Asset Management)
O LEAP foi criado em maio deste ano dentro do NEXUS, um novo ecossistema de inovação aberta. O programa visa estimular projetos que estejam no início do seu desenvolvimento, ligados ao mercado de capitais e às atividades reguladas pela CVM.
Cada edição do LEAP terá temas que refletem as áreas de interesse da CVM, buscando sempre melhorias para o ecossistema de negociação no Brasil.