Notícias

Decisão do Fed sobre juros pode impactar rali cripto

O Federal Reserve, que é o banco central dos EUA, deve anunciar cortes nas taxas de juros nesta quarta-feira. A expectativa é que esses cortes sejam de 25 pontos-base. Com isso, a valorização dos ativos de risco pode acontecer ao longo do tempo.

Nic Puckrin, fundador do Coin Bureau e especialista em mercado, comenta que os preços das criptomoedas costumam se mover muito em resposta aos ciclos de liquidez. Ele destaca que, embora taxas mais baixas geralmente impulsionem o valor dos ativos, temos que ficar atentos a possíveis correções de preços em um futuro mais próximo.

Puckrin alerta: “O principal risco é que esse movimento já esteja precificado. A expectativa é alta e pode ocorrer uma correção do tipo ‘sell the news’. Quando isso acontece, as memecoins e outros ativos especulativos são os mais vulneráveis”. É um alerta para quem investe, mostrando que é importante ter cautela.

Sobre as expectativas dos especialistas, a maioria dos traders e instituições financeiras aguarda pelo menos dois cortes de juros para 2025. Entre os que fazem essas projeções, estão grandes nomes como Goldman Sachs e Citigroup, que chegaram a falar em três cortes ao longo do ano.

Por outro lado, a Oxford Economics, uma empresa de consultoria, aposta em no máximo dois cortes. Para Ryan Sweet, economista-chefe da empresa nos EUA, três cortes seriam “excessivamente otimistas”, especialmente com os cortes sendo iniciados antes do esperado.

A comunidade cripto também está de olho nesses movimentos. Investidores vêm antecipando a redução das taxas devido a uma revisão significativa nas estimativas de empregos para 2025. Mais de 900 mil postos de trabalho foram eliminados das projeções, o que indica um enfraquecimento no mercado de trabalho americano.

### Corte de 25 bps pode gerar rali de curto prazo, mas 50 bps é improvável

De acordo com dados do Chicago Mercantile Exchange (CME) Group, apenas 6,2% dos traders esperam um corte de 50 pontos-base nesta quarta-feira. A expectativa é que um corte de 25 bps gere um “breve rali” nos ativos de risco, conforme explica Javier Rodriguez-Alarcon, diretor de investimentos da XBTO, uma empresa focada em ativos digitais.

Ele explica que um corte mais profundo, de 50 bps, poderia aumentar as preocupações sobre a saúde da economia, o que pesaria sobre os mercados no curto prazo.

Apesar das incertezas, os cortes nas taxas de juros devem, no final das contas, estimular os preços dos ativos. Isso ocorre porque os investidores, ao verem oportunidades, tendem a deixar o caixa e partir em busca de aplicações.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo