Notícias

Desempenho do Bitcoin indica uma altseason diferente

A Grayscale, conhecida por gerenciar ativos de criptomoedas, trouxe uma novidade interessante: o terceiro trimestre de 2025 pode marcar uma nova fase para as altcoins, diferente de tudo que já vimos. Esse cenário surge em meio a um desempenho não tão vibrante do Bitcoin, além do movimento das exchanges centralizadas.

Recentemente, a Grayscale divulgou um relatório que mostra que, mesmo com bons retornos no setor de criptomoedas — incluindo Bitcoin, Ether, inteligência artificial e contratos inteligentes —, esse trimestre pode ser lembrado como uma “temporada alternativa”. Os contratos inteligentes, por exemplo, parecem ter ganhado força com novas legislações de stablecoins, possivelmente influenciadas pela aprovação do GENIUS Act, sancionado nos Estados Unidos em julho. Isso pode ter deixado o BTC e outros ativos um pouco para trás.

Conforme mencionado no relatório, “o Bitcoin teve desempenho inferior a outros segmentos do mercado, e esse padrão de retornos pode ser visto como uma ‘temporada de altcoins’ para as criptomoedas, embora não tão similar a períodos anteriores onde o Bitcoin dominava o cenário”.

A pesquisa da Grayscale também trouxe outros pontos relevantes. O número de tesouros que estão segurando uma variedade de tokens aumentou, assim como a adoção de stablecoins nos EUA e o volume em bolsas centralizadas. Além disso, a empresa acredita que novas políticas, como um projeto de lei sobre ativos digitais que está à espera no Congresso dos EUA, podem dar um bom impulso aos mercados de criptomoedas nos próximos meses.

Falando um pouco sobre os preços, apesar de o Bitcoin ter alcançado uma alta histórica de mais de US$ 120.000 em agosto, ele ainda ficou atrás de outros ativos, como ouro e ações, quando se trata de atingir novos máximos. Isso se deve, em parte, ao movimento das stablecoins que estão saindo das corretoras.

Otimismo em relação aos ETFs

A Grayscale é uma das principais gestoras de fundos de criptomoedas, e suas ações têm trazido alguns avanços importantes. O relatório menciona que a recente aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para novos padrões de listagem para ETFs de criptomoedas pode ajudar a dar um gás nos mercados no quarto trimestre. Vale destacar que o regulador já liberou um de seus produtos multiativos de criptomoedas negociados em bolsa, que abrange BTC, ETH, XRP, Solana e Cardano.

Com mudanças assim, o futuro das criptomoedas pode reservar surpresas interessantes. Em um mundo onde a tecnologia evolui rapidamente, vale a pena ficar de olho nas movimentações.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo