Notícias

Desenvolvedores removem versão do Bitcoin após bug em carteiras

Desenvolvedores do Bitcoin alertaram nesta segunda-feira sobre um problema sério nas versões 30.0 e 30.1 do Bitcoin Core. O que acontece é que esse bug pode, em casos raros, apagar carteiras durante a migração. Isso significa que um investidor pode perder todo o seu saldo se não tiver um backup seguro de sua carteira.

Para evitar que mais pessoas sejam afetadas, a equipe decidiu retirar o download dessas versões do site oficial. Eles estão trabalhando rapidamente para lançar a nova versão, a 30.2.

Bitcoin Core v30: um lançamento conturbado

O lançamento do Bitcoin Core v30 foi bastante conturbado. Além de aumentar o limite do OP_RETURN de 83 para 100 mil bytes, essa versão permitiu múltiplas saídas, facilitando a inserção de dados diversos na blockchain. Entretanto, a fama negativa voltou a surgir com o recente alerta sobre a falha.

Os desenvolvedores comentaram que, se a migração do arquivo wallet.dat falhar em situações raras, todos os arquivos no diretório da carteira podem acabar apagados, resultando em perdas financeiras.

Eles afirmam: “Descobrimos um bug na migração de carteiras nas versões 30.0 e 30.1.” O alerta é claro e pede que os usuários evitem realizar migrações de carteiras até que a nova versão esteja disponível.

Entendendo o bug

O problema está associado à presença de um arquivo padrão wallet.dat, que não é criado desde a versão 0.21, lançada há cinco anos. O bug ocorre quando a funcionalidade de pruning— usável para apagar dados antigos — está ativada, e a carteira é fechada nesse meio tempo.

Apesar do susto, a boa notícia é que, segundo informações do site Coin Dance, a versão 30 do Bitcoin Core já é a mais utilizada, com cerca de 4.000 nodes em operação, representando 16,2% de todos os nodes públicos.

A versão 30 está no mercado desde outubro de 2025, mas, até agora, não se tem relatos de investidores que tenham sofrido perdas devido a esse erro. É sempre bom lembrar da importância de ter um backup seguro para evitar contratempos assim.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo