Notícias

Deutsche Bank lança serviço de custódia de criptomoedas em 2026

O Deutsche Bank, o maior banco da Alemanha, está com planos de permitir que seus clientes guardem criptomoedas como Bitcoin já no ano que vem. A ideia é lançar um serviço de custódia de ativos digitais em 2026, em parceria com a exchange de criptomoedas austríaca Bitpanda. Essa informação foi divulgada pela Bloomberg recentemente.

Além da colaboração com a Bitpanda, o projeto de custódia também contará com a ajuda da Taurus, que é uma empresa suíça de tecnologia, apoiada pelo Deutsche Bank. Se tudo se confirmar, essa será mais uma tentativa do banco em entrar no mundo das criptos, uma ambição que eles revelaram pela primeira vez em 2020.

Desenvolvimento com Criptomoedas

Nos últimos anos, o Deutsche Bank tem mostrado um interesse crescente por criptomoedas. Recentemente, Sabih Behzad, o responsável pelos ativos digitais do banco, comentou que eles estão analisando a possibilidade de se aventurarem em stablecoins, que são criptomoedas atreladas a ativos estáveis, como o dólar. Behzad mencionou que o ambiente regulatório nos Estados Unidos pode dar um novo impulso a esse segmento, destacando que bancos têm várias opções para atuar nesse mercado.

Ele ainda afirmou: “Os bancos podem atuar como gestores de reservas ou até mesmo emitir sua própria stablecoin, sozinhos ou em consórcio.” A ideia é que o Deutsche Bank também esteja pensando em desenvolver uma solução própria de depósito tokenizado para facilitar pagamentos.

Tentativas Passadas de Custódia

Essa não é a primeira vez que o Deutsche Bank tenta implementar a custódia de criptomoedas. No final do ano passado, o banco começou a trabalhar em uma blockchain própria de segunda camada (L2) na Ethereum, utilizando a tecnologia ZKsync. Em 2023, eles mencionaram um plano para lançar opções de custódia de criptoativos em parceria com a Taurus e solicitaram uma licença para essa atividade na Alemanha.

O banco já teve colaborações anteriores com a Bitpanda para melhorar os pagamentos em criptomoedas na plataforma, um trabalho que começou em junho de 2024. Embora o Deutsche Bank ainda não tenha se manifestado publicamente sobre esse novo projeto, a Bitpanda também não confirmou ou negou as informações recentes.

Essa notícia surge em meio a um outro grande movimento no setor, já que o Sparkassen-Finanzgruppe, outro banco alemão, anunciou que vai oferecer serviços de negociação de criptomoedas para seus 50 milhões de clientes.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo