Empresa de Jack Dorsey apresenta sistema de pagamento em Bitcoin
A Block, a empresa fundada por Jack Dorsey, trouxe uma novidade bem interessante nesta quarta-feira (8): a Square Bitcoin. Essa novidade permitirá que diversos comércios aceitem o Bitcoin como forma de pagamento, e o melhor de tudo: sem taxas até 2027. Isso é uma mudança e tanto, não é mesmo?
Dentre as previsões feitas, eles esperam que o uso do Bitcoin como moeda cresça impressionantes 82% nos Estados Unidos entre 2024 e 2026. Esse crescimento projetado pode ser uma das razões que explicam o recente aumento de 3,3% nas ações da Block.
Block apresenta a Square Bitcoin para facilitar pagamentos em criptomoedas
Jack Dorsey é conhecido por seu amor pelo Bitcoin, a ponto de ser um dos principais apoiadores da criptomoeda. Sua empresa já havia inovado com uma carteira de hardware chamada Bitkey e um equipamento para mineração, o Proto Rig. Além disso, a Block é a 13ª empresa pública que mais possui Bitcoins, com cerca de 8.692 moedas em caixa, totalizando mais de 1 bilhão de dólares. Impressionante, né? E, adivinha? Ela é uma das poucas empresas a serem inclusas no S&P 500 que se posicionam a favor do Bitcoin.
Voltando à Square Bitcoin, a solução acaba de ser anunciada e promete facilitar a vida dos comerciantes. De acordo com a empresa, “a Square apresentou a Square Bitcoin, a primeira solução de pagamentos e carteira em bitcoin, criada para negócios locais de todos os tamanhos.”
Essa solução inclui duas funcionalidades práticas: a aceitação de pagamentos em Bitcoin e a conversão automática de vendas em cartão para Bitcoin. Dessa forma, os comerciantes conseguem gerenciar suas finanças, incluindo suas moedas digitais, tudo em um único lugar, dentro do ambiente Square.
O recurso de “Conversões em Bitcoin” já está disponível para os comerciantes americanos, enquanto a funcionalidade de “Pagamentos em Bitcoin” deve entrar em operação no dia 10 de novembro nos EUA. Vale lembrar que, apesar da atraente taxa zero até o final de 2026, um percentual de 1% será cobrado depois desse período. Essa notícia pode impulsionar a aceitação inicial da criptomoeda nos negócios.
Jack Dorsey e sua visão sobre o Bitcoin
As iniciativas da Block, assim como outras criadas por Dorsey, revelam uma visão mais “purista” sobre o Bitcoin. Ele enxerga a criptomoeda como uma forma de dinheiro verdadeiro, e não apenas como uma reserva de valor. Por exemplo, um executivo da Block comentou sobre a utilização do Bitcoin como moeda, destacando um lucro de 9,7% com um node na Lightning Network.
Dorsey também tem dado suporte ao BIP-117, uma proposta que sugere que a menor unidade do Bitcoin, o satoshi (0,00000001 BTC), seja adotada como unidade de conta. Isso demonstra um movimento claro em direção à popularização do uso do Bitcoin no dia a dia.