Estátua de Satoshi Nakamoto é furtada em Lugano
Uma estátua em homenagem ao enigmático criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, foi furtada do Parco Ciani, em Lugano, na Suíça. O roubo foi confirmado pela Satoshigallery, o grupo que está por trás dessa iniciativa global. Agora, eles estão oferecendo uma recompensa de 0,1 Bitcoin, o que equivale a mais de 11 mil dólares, para quem puder dar informações que ajudem a recuperar a obra.
Em uma postagem no X, o grupo perguntou: “Onde está Satoshi?” e declarou que, apesar desse contratempo, não permitirão que essa ação roube a essência do movimento. Eles reafirmaram o plano de instalar a estátua em 21 cidades pelo mundo.
Criada pela artista italiana Valentina Picozzi, a estátua é feita de aço inoxidável 304 e blocos de corten. A obra foi revelada em outubro do ano passado e simboliza a figura anônima de Satoshi, com um design que faz com que a estátua pareça desaparecer dependendo de como é vista. Essa característica representa a identidade coletiva dos que acreditam no Bitcoin, mostrando que “todos somos Satoshi”.
O simbolismo da estátua
A instalação foi montada em frente à Villa Ciani, durante o Fórum Plan B, um evento anual de blockchain coorganizado pela cidade de Lugano e pela Tether, emissora de stablecoins. O prefeito Michele Foletti disse que a estátua é um reflexo do compromisso de Lugano com a inovação digital. “A cidade está se firmando como um polo de inovação, e esta homenagem a Satoshi Nakamoto representa esse espírito que nos move”, afirmou.
Não é a primeira vez que Satoshi Nakamoto é homenageado em forma de arte. Em 2021, uma estátua de bronze foi instalada no Graphisoft Park, em Budapeste, com um rosto espelhado. Essa obra faz com que quem a observa se veja na figura, reforçando a ideia de que Satoshi poderia ser qualquer um de nós.
Nakamoto e sua fortuna
Pelo menos em teoria, Satoshi Nakamoto se tornou o 11º homem mais rico do mundo após o Bitcoin atingir o valor de 120 mil dólares no mês passado. Estima-se que ele controle cerca de 1,096 milhão de BTC, que valem mais de 131 bilhões de dólares.
Para que o Bitcoin se tornasse mais valioso que a fortuna de Elon Musk, atualmente o homem mais rico do mundo com um patrimônio superior a 404 bilhões de dólares, a criptomoeda precisaria triplicar de valor. Curiosamente, as carteiras de Nakamoto continuam intocadas, adicionando ainda mais mistério em torno dessa figura anônima que revolucionou o mundo financeiro.