Notícias

eToro considera criar sua própria blockchain, diz CEO

A corretora eToro está analisando a possibilidade de criar sua própria blockchain. Essa informação foi compartilhada pelo CEO Yoni Assia em uma entrevista recente à Fortune. Além disso, a empresa planeja lançar ações tokenizadas no Ethereum, seguindo o exemplo de concorrentes como a Robinhood.

Assia comentou que a eToro, que recentemente se tornou pública, está em conversas com “quatro ou cinco” ecossistemas de blockchain para desenvolver uma side chain, que é uma blockchain secundária que funciona sobre uma rede principal. Ele mencionou que “estamos avaliando algumas parcerias com layer 1s e layer 2s. Podemos lançar basicamente uma side chain da eToro”, embora tenha destacado que isso ainda é uma ideia em estágio inicial.

Ele ainda destacou que a infraestrutura atual das blockchains disponíveis não consegue lidar com o grande volume de transações da eToro, que realiza milhões de negociações mensalmente. Para Assia, é fundamental ter uma blockchain dedicada para que a empresa consiga operar da melhor forma possível.

Logo após essa declaração, a eToro anunciou o lançamento de ações tokenizadas na rede Ethereum. Esses novos ativos digitais vão representar ações de 100 empresas e ETFs populares dos Estados Unidos, e estarão disponíveis para negociação 24 horas por dia, cinco dias por semana. Inicialmente, o acesso será limitado a usuários da Europa, que poderão se inscrever em uma lista de espera. Assia afirmou que a tokenização pode reduzir custos para os investidores e permitir um mercado que funcione continuamente, uma visão também compartilhada por Vlad Tenev, CEO da Robinhood, que recentemente fez algo semelhante.

Estratégia segue a de concorrente

A estratégia da eToro parece se alinhar com as iniciativas da Robinhood, que, em junho, anunciou a negociação de ações tokenizadas na União Europeia e seus próprios planos de blockchain, baseada na Arbitrum, uma solução de layer 2 da Ethereum. Contudo, a Robinhood enfrentou algumas críticas ao incluir ações tokenizadas da OpenAI em sua plataforma sem a devida autorização. Assia garantiu que, por enquanto, a eToro não oferecerá ativos de empresas privadas, embora isso esteja sendo analisado para o futuro.

Na terça-feira, as ações da eToro caíram quase 4%, o que pode indicar que os investidores estão cautelosos em relação aos novos caminhos que a empresa está tomando no mundo das criptomoedas. Apesar da visão otimista de Assia sobre a tokenização ser o futuro dos mercados financeiros, há preocupações de reguladores e críticos sobre a falta de transparência nesse ambiente.

Pelo visto, a eToro está focada em aumentar sua presença no universo blockchain, posicionando-se como uma plataforma que mistura ações tradicionais e criptomoedas. Se a eToro realmente seguir em frente com sua própria blockchain, isso pode mudar bastante como os investidores negociam ativos digitais e tradicionais, mas tudo vai depender da aceitação do mercado e da conformidade com as normas regulatórias.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo