Notícias

EUA estudam pagamento de impostos com Bitcoin sem taxas adicionais

O cenário das criptomoedas nos Estados Unidos pode estar prestes a passar por uma grande transformação. Recentemente, o Bitcoin Policy Institute (BPI) deu seu apoio oficial ao projeto de lei chamado “Bitcoin for America Act de 2025”. Esse projeto foi apresentado na última quinta-feira (20) pelo Deputado Warren Davidson, que é do partido Republicano e representa o estado de Ohio.

A proposta busca formalizar uma estratégia que envolve a criação de uma Reserva Estratégica de Bitcoin e ainda traz uma novidade fiscal que pode mudar a maneira como os cidadãos lidam com seus impostos. Com essa nova legislação, os americanos poderiam pagar seus tributos federais diretamente com Bitcoin, sem ter que se preocupar com a cobrança de ganhos de capital. Na prática, isso significa que quem optar por usar a criptomoeda para esse fim não precisa se preocupar em pagar mais impostos por conta do aumento do valor do Bitcoin.

Atualmente, o uso de criptoativos para pagamentos nos Estados Unidos acaba gerando uma obrigação tributária, o que pode desencorajar as pessoas de utilizarem a moeda digital em transações do dia a dia. A intenção desse projeto é encorajar a adoção do Bitcoin como uma alternativa viável para o pagamento de impostos, ligando diretamente essa arrecadação à estratégia de tesouraria do país. O governo, em vez de converter imediatamente os recebimentos em dólares, manteria o Bitcoin na Reserva Estratégica, oferecendo um ativo que pode agregar valor ao longo do tempo.

Impostos se transformam em reserva de valor em Bitcoin

O Deputado Davidson acredita que essa proposta é um passo importante para modernizar o sistema financeiro dos Estados Unidos. Ele defende que, com essa mudança, haverá uma valorização do Bitcoin ao longo do tempo, ao contrário do que acontece com a moeda tradicional, que tende a perder valor devido à inflação.

O Bitcoin for America Act é um marco que pode modernizar nossos sistemas financeiros e acolher a inovação que já faz parte do dia a dia de muitos americanos”, comentou Davidson. Com a possibilidade de pagar impostos em Bitcoin, cidadãos e o governo, como um todo, estariam se beneficiando de um ativo que é palpável e tende a se valorizar, ao contrário do dólar americano.

Ele vê essa mudança como uma forma de dar mais liberdade aos cidadãos e acredita que a acumulação de Bitcoin poderia colocar os Estados Unidos em uma posição de liderança na inovação digital e do “dinheiro sólido”, um termo usado para descrever ativos que mantêm ou aumentam seu valor com o tempo.

Modelo matemático sugere lucro com acumulação de Bitcoin

O Bitcoin Policy Institute não está apenas oferecendo seu apoio, mas também trouxe uma contribuição técnica ao projeto. O instituto desenvolveu um novo modelo que calcula o impacto financeiro se um número crescente de americanos começasse a pagar seus impostos em Bitcoin. Essa ferramenta ajuda a mostrar de forma clara e embasada os possíveis benefícios fiscais de manter Bitcoin a longo prazo.

Conner Brown, que lidera a estratégia do BPI, ressaltou que a iniciativa é voluntária e descentralizada, diferençando-se de ordens governamentais que obrigam a compra de Bitcoin. “O Bitcoin for America Act demonstra que a formação de uma reserva estratégica não precisa ser imposta de cima para baixo. Permitir que os cidadãos contribuam com Bitcoin por meio de seus impostos cria um modelo verdadeiramente democrático e voltado para o mercado”, comentou Brown.

O BPI trabalhou em colaboração com Rohan Hirani da BitcoinQuant para desenvolver projeções que mostram como reter esses ativos poderia, ao longo de décadas, ajudar a equilibrar contas públicas ou até mesmo criar um fundo soberano ainda mais sólido.

Agora, o projeto seguirá para discussão no Congresso, onde enfrentará análises sobre a volatilidade do Bitcoin e as possibilidades de sua implementação prática pela Receita Federal dos Estados Unidos (IRS).

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo