Fundador da Binance analisa o fracasso das criptos lastreadas em ouro
O fundador da Binance, Changpeng Zhao, trouxe à tona um debate interessante sobre as criptomoedas lastreadas em ouro. Para ele, a razão pela qual essas moedas não deslancharam diz respeito à confiança que dependem de terceiros, algo que não é um problema para o Bitcoin.
Recentemente, o economista Peter Schiff, conhecido por suas críticas ao Bitcoin, anunciou que está prestes a lançar um produto de ouro tokenizado. A discussão entre os dois começou quando Zhao fez algumas provocações a Schiff, rindo da valorização do ouro.
Peter Schiff vai à luta com ouro tokenizado
Peter Schiff não é exatamente um fã do Bitcoin. Ele vem fazendo declarações contundentes contra a criptomoeda e, na última conversa que teve, revelou que está desenhando um novo produto. Esse ouro tokenizado permitirá que você compre o metal precioso através de um aplicativo de celular. O ouro será mantido em um cofre e, segundo ele, será fácil transferir essa “propriedade” para outras pessoas ou até mesmo resgatar o ouro físico.
Schiff acredita que seu novo produto vai oferecer funcionalidades que o Bitcoin prometeu, mas não cumpriu. Para ele, o ouro tokenizado pode ser usado como um meio de troca, uma unidade de conta e uma reserva de valor.
Embora a ideia pareça prática, especialmente para facilitar a movimentação do ouro, não é algo que todo mundo esteja animado.
Changpeng Zhao critica a ideia de ouro tokenizado
Changpeng Zhao não ficou calado e, em um tuíte, expressou sua visão crítica sobre o projeto de Schiff. Para ele, a maior parte da comunidade cripto já percebeu que tokenizar ouro não garante que você tenha ouro real na blockchain. Zhao explicou que ao “tokenizar” o ouro, você acaba confiando na palavra de alguém de fora do ambiente cripto. Essa confiança pode ser arriscada, principalmente em cenários incertos.
Ele descreveu a situação como um “token do tipo ‘confia em mim'”. A verdadeira inovação do Bitcoin, segundo ele, é a descentralização, que não requer a confiança em terceiros.
Atualmente, um dos projetos de ouro tokenizado que chama atenção é o Tether Gold (XAUT), que já está entre as 70 maiores criptomoedas por valor de mercado e passou de US$ 1 bilhão este mês.
Peter Schiff segue firme em suas convicções
Após o comentário de Zhao, Schiff não hesitou em defender seu ponto de vista. Ele ressaltou que a confiança em terceiros para guardar ouro é uma prática antiga e que empresas como a Brinks têm uma longa história de segurança com esse tipo de serviço.
Ele ainda questionou se Zhao é contra toda a indústria de custódia que envolve stablecoins, sugerindo que a ideia de ouro tokenizado não é tão diferente. Durante uma queda recente do preço do ouro, Schiff fez uma provocação, dizendo que esse seria o momento ideal para vender Bitcoin e investir no metal precioso.